verbo transitivo indireto e bitransitivo Estar em exercício mútuo com alguma coisa, fazendo com que haja uma modificação no desenvolvimento e/ou no estado de ambas: algumas ideias interagem com outras, modificando-as; o sal e a água interagem um com outro.
interagir - verbo
Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. Constitui causa comum de efeitos adversos.
Esse efeito pode ser positivo ou negativo. As interações positivas são utilizadas para aumentar os efeitos terapêuticos ou reduzir a toxicidade de determinado fármaco. As negativas são as que causam reações adversas, diminuem ou eliminam a ação dos medicamentos, ou provocam doenças.
OS ANTIBIÓTICOS COMBATEM AS INFECÇÕES, SÃO UM MAL NECESSÁRIO, EM CASO DE INFECÇÕES. SE USADOS DE FORMA INCORRETA E ABUSIVA , PODEM FAZER MAL AO ORGANISMO PORQUE, AO DESTRUIREM AS BACTÉRIAS (ESTA É FUNÇÃO DELES), DESTROEM TAMBÉM ALGUNS ANTICORPOS, ALGUMAS DEFESAS.
Outras dicas que podem ajudar, a diminuir esse efeito colateral do antibiótico, são:
Outro bom exemplo são os antifúngicos, como o cetoconazol, que funcionam melhor quando existe um pH ácido no estômago. Neste caso, pode ser recomendado optar por tomar o medicamento após uma refeição com alimentos ácidos, como ovo, queijo ou peixe.