HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO Trata-se de falha na produção ou na atividade dos hormônios tireoideanos. As causas mais comuns são os defeitos na formação da tireóide, seguidas pelos defeitos na síntese hormonal.
O hipotireoidismo congênito ocorre quando a tiroide do bebê não é capaz de produzir as quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, o que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos podendo comprometer o seu desenvolvimento e provocar até mesmo um dano neurológico permanente se a criança não for ...
O hipotireoidismo é uma redução na produção do hormônio da tireoide.
Hipertireoidismo em bebês e crianças. O hipertireoidismo é o aumento da produção do hormônio da tireoide. A doença de Graves é a causa habitual do hipertireoidismo, mas nódulos ou inflamação da glândula tireoide, medicamentos e infecções também podem ser causá-la.
O hipotireoidismo congênito (HC) é considerado uma urgência pediátrica, podendo ocorrer consequências graves quando não recebe tratamento oportuno. O diagnóstico precoce e o tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida são fundamentais para o desenvolvimento intelectual normal das crianças afetadas1,2.
A criança terá os sintomas do hipotireoidismo congênito: atraso no crescimento, língua grande, palidez, sonolência e, principalmente, retardo mental nas crianças menores de três anos.
Para o Teste do Pezinho, é coletada uma amostra de sangue a partir do calcanhar do bebê, que é enviada para análise. O exame é feito no calcanhar porque, além de ser uma região menos dolorosa, a área é rica em vasos sanguíneos, facilitando a coleta.
O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dias de vida.
Segurando o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).
O Teste do Pezinho é colhido preferencialmente no calcanhar por ser uma parte do corpo rica em finos vasos sanguíneos, o que facilita a obtenção de sangue. A coleta geralmente ocorre através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.