A política fiscal, ou política orçamental, é um tipo de política econômica em que o governo manipula suas receitas ou despesas, numa tentativa de se obter a estabilidade econômica.
O governo consegue avaliar os resultados de sua política fiscal sob diversos aspectos, entre eles, a qualidade dos gastos públicos e o bem-estar da população em geral. A política fiscal de um país ainda pode ser subdividida em dois tipos: Expansionista; e. Contracionista.
Apesar de o Brasil ser um país capitalista, com uma economia de mercado, o estado intervém na área econômica, mesmo que seja indiretamente, pois para garantir o bem-estar da população e evitar abusos do mercado, é preciso que ele conceda benefícios, supervisione empresas e incentive alguns setores de produção.
O Estado tem fundamentalmente três funções de cariz económico: afetação, distribuição e estabilização. ... Pretende-se, acima de tudo, assegurar crescimento económico, estabilidade dos preços, emprego e equilíbrio das relações externas do país.
Regulação Hospitalar significa regular o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e prover os recursos necessários para a assistência à sua saúde no tempo oportuno. A partir da identificação da necessidade desse usuário, são definidos o melhor local e a melhor data para o procedimento.