Foto: Reprodução.
PRODUÇÃO – consideradas ótimas poedeiras, as codornas iniciam a fase de postura ao atingir entre 50 e 60 dias de vida. Daí em diante, as aves botam ovos diariamente por dez meses seguidos, com intervalo de dois meses para a muda de penas.
Tem toda relevância, Júlio César! Segundo o especialista Pasquale Perrone, para botarem ovos, as codornas não podem ser criadas soltas, ao ar livre. É preciso que as fêmeas não tomem vento direto, ou seja, estejam protegidas e quentinhas. Por isso, o usual, em criações pequenas, é criá-las em gaiolas.
O calor é um dos principais motivos que levam as aves a ficarem estressadas. A pesquisadora da Unesp esclarece que não adianta refrescar o ambiente com ventiladores, porque os animais se incomodam com vento e param de botar ovos.
A principal causa de mortalidade no início do ciclo produtivo está relacionada ao prolapso e a causa do prolapso está diretamente relacionada ao peso corporal da codorna e sua carcaça.
Ração para codornas na fase de produção de ovos. Com lactobacillus para melhor saúde intestinal....bula.
A criação de codornas pode ser uma atividade lucrativa e de retorno rápido. As aves estão prontas para o abate em 45 dias, e a produção de ovos é diária. Além disso, as aves exigem pouco espaço, e o consumo de ração é pequeno.