– Constituído por átomos (ou grupo de átomos) que se distribuem de acordo com um ordenamento bem definido; – Esta regularidade: determina uma periodicidade espacial da distribuição atômica, isto é, depois de um certo intervalo espacial, a disposição dos átomos se repete; – Um sólido que satisfaz estas condições é ...
CÉLULA UNITÁRIA: agrupamento de átomos formando uma unidade básica representativa de uma determinada estrutura cristalina específica seja em geometria como simetria. O conceito de célula unitária é usado para representar a simetria de uma determinada estrutura cristalina.
(CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta. Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc...
Logo, cada célula unitária contém quatro átomos (8 dos vértices, que estão compartilhados com mais 7 outras células + 6 átomos das faces, que estão compartilhados, cada qual, com outra célula 8 x 1/8 + 6 x ½ = 4). Número de coordenação é o número de vizinhos mais próximos de um átomo.
(CFC). Neste arranjo atômico existe um átomo em cada vértice de um cubo. Um parâmetro de grande importåncia no estudo das estruturas cristalinas é o parâmetro de rede (a). No caso da estrutura CS, o parâmetro de rede é dado pelo tamanho da aresta deste cubo, ou seja, a=2R, onde R é o raio atômico.
10 face do cubo. Os átomos se tocam ao longo das diagonais das faces do cubo. O número de coordenação para a estrutura HC é 12 e, portanto, o fator de empacotamento é o mesmo da cfc, ou seja, 0,74.
Definindo o fator de empacotamento como a relação entre o volume ocupado pelos átomos e o volume da célula unitária, temos: fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.
Por exemplo , podemos calcular o FEA para o sal de cozinha , NaCl , que apresenta uma célula unitária com reticulado CFC(como na figura abaixo). Definimos o FEA , como: FEA = N x Volume dos átomos/ Volume da célula unitária.
Durante a solidificação, um material metálico sofre o rearranjo de seus átomos que determina a sua estrutura cristalina. Dependendo do modo com que o líquido transforma-se em sólido, podem ocorrer defeitos no empilhamento e na organização dos átomos, resultando em imperfeições estruturais.
A solidificação de metais envolvida nos processos de fundição pode ser definida como um processo de extração de calor em regime transiente, com mudança de fase, no qual uma certa quantidade de energia térmica deve ser transferida, através do molde, da fase líquida para o meio ambiente para possibilitar a nucleação e ...
Estrutura Cristalina – Os metais, ao se solidificar, cristalizam, ou seja, os seus átomos que, no estado gasoso ou liquido, estavam se movimentando a esmo, localizam-se em posições relativamente definidas e ordenadas, que se repetem em três dimensões e que formam uma figura geométrica regular, chamada de cristal.
O que é dendrita: Ramificação que crece dentro da pedra semelhante a galho de arvore com formação de folhagem( Rarissimo). ... Os cientistas estão particularmente interessados no tamanho dos dendritos, na forma, e como os ramos dos dendritos interagem uns com os outros.
Para materiais com grande intervalo de solidificação a formação típica das dendritas leva ao aparecimento de microporosidades, como mostrado abaixo. São bolhas de gás aprisionadas dentro da peça, causadas pela dissolução de gases por metais em estado líquido.
Basicamente, o processo consiste no vazamento do metal fundido em um molde de areia, dentro do qual o metal se solidifica e a peça fundida é retirada com a quebra do molde.
A recristalização completa restaura as propriedades originais do metal não deformado, com exceção dos efeitos do tamanho de grão e da orientação preferencial (textura). Nas ligas termicamente tratáveis o recozimento pode ter como efeito adicional a precipitação e mudanças na concentração de soluto.
Recristalização é o fenômeno da capacidade que os metais detêm de renovar sua microestrutura após sofrerem deformação plástica, por meio da formação de uma nova estrutura granular pela migração de fronteiras de grãos provocada pela energia de deformação estocada no material.
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais.
Significado de Recristalização substantivo feminino Geologia Transformação que se produz nas rochas, pela qual minerais cristalinos em dissolução formam novos cristais.
O solvente deve: - Possuir a mesma polaridade (semelhante dissolve semelhante); - Dissolver grande quantidade da substância em temperatura elevada e pequena quantidade em temperaturas baixas; - Dissolver as impurezas mesmo a frio, ou então, não dissolvê-las, mesmo a quente.
A separação entre os dois se dá pela temperatura de recristalização, definida como "a menor temperatura na qual uma estrutura deformada de um metal trabalhado a frio é restaurada ou é substituída por uma estrutura nova, livre de tensões, após a permanência nessa temperatura por um tempo determinado".
Freqüentemente, é melhor ter um solvente com características de polaridade ligeiramente diferentes do soluto, porque se a polaridade dos dois for muito próxima, o soluto provavelmente será pelo menos parcialmente dissolvido à temperatura ambiente.
Outro método de purificação de substância consiste em dissolvê-la (um sal, por exemplo) em um solvente (água, por exemplo) até atingir coeficiente de solubilidade, ou seja, dissolver uma quantidade máxima da substância (soluto) em um certo volume de solvente.
Devido ao facto de que a solubilidade das substâncias geralmente aumenta com a temperatura, é conveniente dissolvê-las a quente e processar rapidamente a filtragem, levando-se em consideração que a evaporação do solvente pode tornar a solução saturada sobre o filtro e acarretar alguma cristalização do soluto e que se a ...
Os solventes que utilizaremos nos testes para a acetanilida serão: água, etanol, éter etílico, clorofórmio, acetona e benzeno.