Uma árvore filogenética é uma representação gráfica, em forma de árvore, apresentando as relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que possam ter um ancestral comum.
A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares. A cladística ou filogenética é o ramo da sistemática que reconstrói a filogenia.
O isolamento geográfico, então, é a separação física de organismos da mesma espécie por barreiras geográficas intransponíveis e que impedem o seu encontro e cruzamento. O isolamento geográfico ocorre com surgimento de uma barreira física e isso, consequentemente, leva à especiação.
I – Para que ocorra a formação de uma nova espécie, é necessário o isolamento reprodutivo, seguido pelo isolamento geográfico. II – As populações geograficamente isoladas sofrem alterações nos seus conjuntos gênicos, o que pode conduzir à formação de uma nova espécie.
O isolamento reprodutivo nada mais é do que as barreiras que existem entre os elementos de duas populações diferentes, que impede assim, a troca de genes. ... Como o nome já indica, o isolamento geográfico consiste nas barreiras físicas que impedem o cruzamento entre duas espécies, as quais pertencem à mesma população.
O isolamento reprodutivo pode surgir, ainda, como uma consequência de outros eventos de divergência das populações. Um evento de isolamento geográfico, por exemplo, pode mudar o fluxo gênico e, consequentemente, gerar isolamento geográfico, evento muito comum na formação de novas espécies.
Resposta: isso ocorre porque cada população sofrerá mutações genéticas aleatórias que podem , uma vez que suma a barreira geográfica. impedir o cruzamento das duas populações ou se cruzarem,gerar descendentes infértil.
O isolamento pós-zigótico ocorre sempre após o cruzamento entre os seres vivos (que não é o caso desse exemplo), com variadas maneiras de inviabilização do zigoto formado.
a) Como se explica o fato de as duas populações terem se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo? ... resposta:a) A seleção natural diferencial, ocorrida durante milhares de anos, resultou nas diferenças morfológicas observadas nas populações isoladas geográficamente.
d) As populações apresentam diferenças fenotípicas que as impedem de cruzar entre si, apesar de constituírem a mesma espécie. e) As populações passaram por um processo de especiação alopátrica, em que o. fluxo gênico entre elas foi interrompido devido ao isolamento reprodutivo, o que. levou a formação de duas espécies.