O intestino delgado tem 4 metros, se a parte intermediária for removida, a parte final (íleo) pode se adaptar. Se mais de um metro de íleo for retirada, o restante do intestino pode não se adaptar, tendo dificuldade para absorver muitos nutrientes.
O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.
Anatomicamente essa estrutura conta com aproximadamente 6m de comprimento por 4cm de diâmetro, sendo dividido em três regiões distintas: o duodeno, localizado próximo ao estômago (cerca de 25 cm), o jejuno (2,5 metros), que é a parte central, e o íleo (3,5 m), próximo ao intestino grosso.
O intestino delgado tem seu comprimento variado de 3,36 m a 7,64 m. Seu diâmetro é de aproximadamente 4 cm, representando aproximadamente uma área de 250m² (considerando-se pessoa de 1,70 m) para absorção dos nutrientes.
O intestino delgado é a maior parte do aparelho digestivo. Ele se estende desde o estômago (piloro) até o intestino grosso (ceco) e consiste em três partes: duodeno, jejuno e íleo. As principais funções do intestino delgado são completar a digestão da comida e absorver os nutrientes.
Garantia de curtição entre amigos nos finais de semana de verão, o churrasco pode ser uma faca de dois gumes. Fonte de vitaminas e ferro, a carne assada no espeto também pesa no estômago, especialmente em quem exagera na porção. Isso ocorre em razão do longo processo digestivo do alimento, que dura até seis horas.
Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose e podem levar de 6 a 12h.