A deficiência de albumina no sangue pode desencadear alguns problemas no organismo. Se a concentração dessa proteína é reduzida, a pressão osmótica sanguínea diminui e o plasma se propaga em maior proporção para os espaços intercelulares dos tecidos, causando edemas (inchaços), como ocorre no kwashiorkor.
Além disso, os valores diminuídos de albumina no sangue também podem ser indicativos de problemas no fígado, em que há diminuição da produção dessa proteína. Assim, o médico pode solicitar a realização de exames complementares para avaliar a saúde do fígado.
Por conseguinte, surgem os sintomas que caracterizam os eclampismo, que são: elevação da albuminúria (eliminação de albumina pela urina), dores de cabeça persistentes, aumento da pressão arterial, edemas, oligúria (diminuição da produção de urina), vertigens, zumbidos, sonolência, fadiga e êmese.
Para o ganho de massa muscular, o mais importante é ter um consumo de proteína na quantidade adequada, distribuído nas refeições ao longo do dia. Portanto, a albumina pode ser utilizada no café da manhã, nos lanches entre as refeições ou após o treino, na ceia...
Albumina: como tomar? De acordo com o consenso em nutrição esportiva, a quantidade de proteína que deve ser ingerida por dia por praticantes de atividades físicas deve ser de 1,2 a 2,0 gramas por kg de peso corporal.
A albumina pode ser tomada a cada 2 ou 3 horas, dependendo do objetivo que você deseja alcançar. Você pode seguir uma rotina para obter melhores resultados: após os treinos, antes de dormir, logo que você acordar e antes do treino. Dessa maneira, você conseguirá absorver melhor as propriedades da proteína.
COMO TOMAR Albumina Pura 83% (2x500g) Naturovos Para preparo de uma porção, adicione duas colheres de sopa em um copo (250 ml) de água, leite ou suco. Bata no liquidificador ou coqueteleira. Experimente também com gelo, pedaços de frutas, iogurte e cereal.
No entanto, devido ao seu sabor forte, o ideal é consumi-lo juntamento com o leite, iogurte ou com sucos de frutas cítricas, que têm sabor forte e disfarçam o gosto da albumina.
Usar albumina 20% não diluída na velocidade de 125 gotas/minuto, no volume total de 50 a 100 mL, ou diluída à 1:4 em soro fisiológico. Em casos graves, utilizar a infusão rápida: 500 mL em 15 a 30 minutos. Usar albumina 20% não diluída na velocidade de 35 a 70 gotas/minuto, no volume de 50 a 100 mL.
A clara do ovo é o que dá origem ao suplemento albumina e pode facilmente substituí-lo.
Outras substituições que podem ser feitas:
Os 10 alimentos que substituem o whey protein
O Whey Protein é a proteína proveniente do soro do leite. Já a Albumina é a proteína contida na clara do ovo. Mas qual dessas proteínas escolher? A proteína é indispensável não só na alimentação de quem treina, mas também para quem quer manter a saúde em geral.
Composição e benefícios do ovo Na clara do ovo encontra-se em maior proporção, do que na gema, uma proteína chamada albumina e esta proteína é formada por todos estes aminoácidos essenciais.
Os principais suplementos para ganhar massa magra em homens e mulheres são:
Devido ao seu alto teor proteico, comer clara de ovo pode trazer alguns benefícios à saúde. A proteína ajuda a reduzir o apetite e promove saciedade. Ingerir esse nutriente também é importante para manter e construir músculos – especialmente para quem está brigando com a balança.
Como principais benefícios, a clara de ovo reduz os poros da pele, diminuindo o acúmulo de sujeira e poeira entre eles, o que, consequentemente, ajuda a diminuir acnes e cicatrizes.
E, só por curiosidade, 35 ovos cozidos (com 50 grama cada) fornecem aproximadamente 230 g de proteínas. Já 25 claras cozidas (25 g cada) garantem cerca de 84 g de proteína, segundo a Taco (Tabela de Composição dos Alimentos da Universidade Estadual de Campinas).
"Essa parte do ovo é rica em albumina, uma proteína de origem animal com alto valor biológico e tem poucas calorias --cada unidade tem de 15 a 20 kcal, dependendo do tamanho", explica a nutróloga Marcella Garcez Duarte, diretora-representante no Paraná da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
A gema tem os nutrientes (vitaminas e minerais chave para quem pratica desporto). A clara tem as proteínas. Logo, uma parte não dispensa a outra. Um ovo inteiro contém 7,2 gramas de proteína de alto valor biológico que “é utilizada quase a 100% pelo organismo”.
O ovo é uma das mais conhecidas fontes de proteínas e aminoácidos para a nossa saúde. Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.
A clara contém 16 calorias, já a gema tem, em média, 54 calorias. A gema tem 5 gramas de gorduras totais e colesterol e carboidrato também só estão presentes nela.