Na hidrólise, ocorre a quebra de moléculas pela ação da água, mas na desidratação ocorre a formação de moléculas de água. A hidrólise pode ser enzimática (presença de enzimas) ou ácida (atuação de ácidos fracos ou fortes), já a desidratação pode ser intermolecular ou intramolecular.
Como produto da reação de desidratação de ácidos carboxílicos, teremos os anidridos.
Quando a água participa de uma reação como produto, o processo recebe o nome de reação de síntese por desidratação, pois são retirados átomos de H e O da molécula, que se unem, formando uma molécula de água. isso ocorre nas ligações entre aminoácidos para formar as proteínas.
A hidrólise, hidro ( água ), lise ( quebra ), corresponde a um processo químico que envolve a quebra de uma molécula em presença de água.
a água é importante para célula para formar boa parte de hidratação célula que ajuda no citoplasma q é gelatinoso.
97% da água do planeta é salgada, 2,5% do resto da água está congelada, e apenas 0,5% está disponível de fato para os seres vivos.
A água constitui cerca de 70% do corpo humano, apresentando-se em todos os tecidos do organismo. Todavia, o tecido que apresenta a maior quantidade de água compreende o tecido muscular, uma vez que as células possuem adaptações morfológicas para aumentar seu tamanho, de forma a armazenar uma maior quantidade de água.