Resposta. De modo geral, a reprodução sexuada dos fungos se inicia com a fusão de hifas haploides, caracterizando a plasmogamia (fusão de citoplasmas). ... Posteriormente, a fusão nuclear (cariogamia) gera núcleos diploides que, dividindo-se por meiose, produzem esporos haploides.
Quando os esporos germinam, tornam-se organismos geneticamente idênticos ao parental. Os esporos sexuados resultam da fusão de núcleos de duas linhagens opostas de cruzamento de uma mesma espécie de fungo. Esse tipo de esporo é menos frequente. Os esporos de fungos podem ser móveis ou imóveis.
No ciclo de vida dos fungos, apenas o zigoto é uma fase diploide; Meiose: essa etapa é de extrema importância, pois restabelece a forma haploide e origina esporos com maior variabilidade genética.
O esporo é importate para a sobrevivencia da bactéria porque ele é responsável pela resistencia dela, alem de a proteger de agentes físicos e químicos,Os esporos servem como uma ancoragem para as bacterias, protegedo-as contra condições adversas do ambiente, como temperatura, acidez e ajuda na reprodução delas, no caso ...
Uma das principais funções ecológicas dos vírus é o controle de populações. Da mesma forma que os vírus podem controlar a população humana por meio de algumas doenças potencialmente fatais, eles são muito eficientes no controle de populações microscópicas dos ecossistemas aquáticos.