35 dias
O criador cita ainda outras vantagens: “A ovelha pari duas vezes por anos. A vaca dá cria uma vez por ano. Pode-se alocar até 10 ovinos por hectare, enquanto que um pecuarista que cria bois pode alocar no máximo um animal por hectare.
A taxa de prolificidade é calculada pelo número de cordeiros nascidos a cada parto, em outras palavras, ela mostra a incidência de partos gemelares no rebanho. Por exemplo, se em 100 partos ocorridos nasceram 130 cordeiros, temos uma taxa de prolificidade de 130%, ou seja, nasceram, em média, 1,3 cordeiros por parto.
Para aumentar o número de partos gemelares no rebanho, é importante selecionar além das ovelhas/cabras que pariram gêmeos, as filhas delas. Pois tem grande chance de carregarem essa “genética” de partos múltiplos.
Há grande influência na qualidade da sua descendência (enquanto a cabra produz um ou dois descendentes ao ano, o bode cobre 35 fêmeas, podendo ser o pai de até 70 crias).
15 – 18 anos
Geralmente, o período de gestação de uma cabra dura 5 meses. O período normal de gestação é de, aproximadamente, 145 até 155 dias. Observe o tamanho da cabra.
O comum é que caprinos tenham dois bebês por gestação. A vocação de Maria Parideira pode ter origens genéticas, já que uma de suas filhas também deu à luz cinco cabritinhos, dias antes da nova gestação da mãe.
12 meses
Se seu objetivo for criar cabras para a obtenção de leite, confira abaixo as melhores raças indicadas:
INFORMATIVOS