Os intervalos reais são subconjuntos dos números reais. Como entre dois números distintos quaisquer há infinitos números, seria impossível listar todos os elementos destes subconjuntos. Por isso, os intervalos reais são caracterizados por desigualdades, englobando assim todos os elementos dentro do intervalo.
Dizemos que um intervalo é aberto quando seus extremos não estão incluídos. Exemplo: Geometricamente representamos por uma bolinha branca indicando o elemento não incluído: O intervalo também é aberto quando indicamos apenas um dos extremos e o outro pode ser uma infinidade de elementos à direita ( ) ou à esquerda ( ).
Notações comuns para representar intervalos são:
É muito fácil. Um intervalo representa os números que estão contidos nele. O intervalo aberto é representado por um colchete abeto e o intervalo fechado por um colchete fechado. Quando o intervalo é aberto significa que o número junto a ele não está representado, ou seja, não faz parte do intervalo.
Para que um conjunto seja aberto, basta que todo ponto do conjunto seja ponto interior. Como vazio não tem ponto, vazio é aberto.
– Notação de um intervalo na reta real com “bolinha fechada” – inclusão de termos; – “bolinha aberta” – exclusão de termos. Você também pode verificar através da notação de intervalos ou de conjuntos através dos colchetes (intervalo fechado) e colchetes invertido (intervalo aberto) e a notação algébrica de conjuntos.
Colchetes, ou parênteses retos, é um sinal gráfico que é usado na língua portuguesa para pontuar situações muito específicas. Ele também é utilizado nas áreas de exatas, tal como em expressões numéricas: { 20 .
Intervalo numérico: é a representação do conjunto dos números reais na reta numérica com um certo intervalo determinado. Assim, se a e b números reais com a < b, os subconjuntos de |R são os intervalos.
e a sua representação geométrica é mostrada na figura ao lado. Neste caso, os intervalos são ditos semi-abertos. Este intervalo é representado geometricamente por uma semi-reta de origem em a, como mostra o desenho. Note que, neste caso, a origem a, não pertence ao intervalo.
Intervalos na Reta Real Números Naturais: (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,....) Números Inteiros: (....,-3,-2,-1,0,1,2,3,.....) Números Racionais: (números na forma de a/b, com b≠0 e decimais periódicos. ... Números Irracionais: (números decimais não periódicos.
INTERVALO INFINITO Algo que é infinito não tem fim, não termina, ou seja, não possui delimitações.
Significado de Intervalo substantivo masculino Período ou espaço que afasta ou separa dois pontos: os intervalos de uma reta. Pausa; finalização momentânea de uma ação ou trabalho. Interrupção; período de tempo vazio que está entre dois momentos, situações.
Dados dois conjuntos A e B, chama-se intersecção de A e B o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A e a B. Segundo essa definição, só farão parte da interseção entre os intervalos A e B, os valores que pertencerem a ambos os intervalos simultaneamente.
União de Conjuntos Para representar a união usamos o símbolo U. Exemplo: Dados os conjuntos A = {c, a, r, e, t} e B = {a, e, i, o, u}, represente o conjunto união (A U B). Para encontrar o conjunto união basta juntar os elementos dos dois conjuntos dados.
Para representar um intervalo, utilizamos colchetes;