EQST

O Que A Tendncia Tecnicista?

O que é a tendência tecnicista?

Resumo: A tendência tecnicista surge com a crescente industrialização que ocorre a partir do século XVIII. ... Nesse contexto nasce nos EUA o tecnicismo, um dos muitos filhos do capitalismo, fundamentado nos modelos de produção do fordismo, taylorismo, toyotismo que visam um controle social e uma racionalização de tarefas.

O que é a pedagogia libertadora de Paulo Freire?

Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.

Qual é a finalidade da tendência tecnicista?

A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista.

Qual o papel da escola tecnicista?

A organização do ensino na escola tecnicista prioriza técnicas específicas voltadas para aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos. ... Segundo Matui (1988), a escola tecnicista desenvolve uma teoria de aprendizagem que torna o aluno como depositário passivo dos conhecimentos.

O que é uma pedagogia tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

Qual é o centro da pedagogia tecnicista?

Pedagogia Tecnicista compreende como principal foco no processo educativo a educação marcada pela eficiência dos métodos, ou seja, nem o professor nem o aluno ocupam o centro da prática pedagógica, mas os técnicos da educação.

Como é a avaliação na pedagogia tecnicista?

A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.

O que se pode conceituar como tecnicismo?

a ênfase à utilização de recursos audiovisuais no ensino e o desenvolvimento de componentes de instrução programada; a avaliação somativa e periódica (visando a verificar/mensurar o atingimento dos objetivos previamente elaborados);

O que é uma visão tecnicista?

Significado de Tecnicista adjetivo Que se refere, pertence ou é próprio do tecnicismo, valorização exagerada de recursos técnicos ou tecnológicos.

Quais as características do planejamento na educação tecnicista?

Dentre as características de planejamento na educação tecnicista, pode-se citar: preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho; desenvolver além de conhecimento, melhores cidadães para sociedade.

Quais são os pressupostos da educação tecnicista?

2.

O que a escola herdou da Educação da Idade Média?

História Geral. O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.

Quando surgiu a pedagogia tecnicista no Brasil?

"A tendência pedagógica tecnicista surgiu no Brasil por volta da década de 1950. De forma progressiva, ganhou espaço até ser implantada na década de 1960, momento em que se iniciava, no Brasil, a Ditadura Militar" (MENDONÇA e CORDEIRO, 2019, p. 65).

Quem criou a educação tecnicista?

Anísio Teixeira

O que é pedagogia histórico crítico?

Considerada um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidiano escolar, a Pedagogia Histórico-Crítica, teoria criada pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, tem como foco a transmissão de conteúdos científicos por parte da escola, porém sem ser conteudista.

O que é concepção Histórico-crítica?

Por sua vez, a concepção histórico-crítica define a escola enquanto uma agência socializadora do saber sistematizado, produzido e acumula- do historicamente pela humanidade, entendido como uma ferramenta cultural a ser utilizada pelos sujeitos em função dos seus interesses de classe no processo de transformação social.

Quais são as principais propostas da Pedagogia Histórico-crítica?

Resposta: A Pedagogia Histórico-Crítica busca reorganizar o processo educativo e resgatar a importância que o ambiente escolar tem. Sendo assim, ela leva em conta os interesses dos alunos, o desenvolvimento psicológico e os diferentes ritmos de aprendizagem.

Qual é o papel do professor na pedagogia Histórico-crítica?

O papel da escola, na pedagogia histórico-crítica, tem como função revelar os aspectos essenciais das relações sociais que estão ocultos sob os fenômenos que se mostram à nossa percepção imediata. Nessa concepção, o papel do professor torna-se indispensável para o processo de ensino e aprendizagem.

Como é o papel do professor na tendência crítico social dos conteúdos?

Em suma, a pedagogia crítico-social dos conteúdos defende a prática de uma educação escolar por meio da qual professores e alunos construam através dos conteúdos de ensino uma consciência crítica para transformação da sociedade, valorizando os processos mentais e as habilidades cognitivas do educando.

Como se dá o processo educativo na abordagem Histórico-crítica?

Desenvolver o processo ensino-aprendizagem na visão histórico-crítica oferece ao professor uma nova ação, onde passa a rever conceitos, romper com metodologias ultrapassadas, estabelecer novos rumos e valores, tornando a prática pedagógica significativamente mais comprometida com a aprendizagem dos alunos.

Qual o papel do professor para se dar bem com a prática pedagógica?

O educador ganha um novo papel: ele passa a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nessas situações. O professor se torna um mediador das relações de aprendizagem, e orientador que procura ajudar o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo.

Para que as práticas pedagógicas sejam capazes de promover a inclusão?

Para que as práticas pedagógicas sejam capazes de promover a inclusão, cabe ao professor: considerar o conhecimento prévio do aluno, integrar saberes e estimular as descobertas por meio de atividades desafiadoras. promover a interação entre os alunos separando a sala em grupo e isolar a criança que possui dificuldades.

Como os professores podem desenvolver com seus alunos práticas pedagógicas?

Conquistar a atenção dos alunos e aumentar o rendimento em sala de aula é o objetivo de todo professor, mas quais práticas pedagógicas adotar para alcançar esses resultados? Podemos adiantar que uma educação flexível, consciente e inovadora pode ser a chave para melhorar o processo de aprendizagem.