A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, com funções especiais no equilíbrio homeostático, e em componente estrutural das membranas celulares e do tecido cerebral e nervoso.
Os ácidos graxos essenciais são gorduras (lipídios) essenciais para todas as células do nosso corpo. Exercem funções importantes no organismo – incluindo a produção de energia, o transporte de gorduras do fígado para os tecidos do corpo, o crescimento normal das células./span>
Os AGE podem ser usados em qualquer fase da cicatrização, eles auxiliam desbridamento autolítico; bactericidas para S. aureus; pode-se fazer o desbridamento prévio para agilizar o processo de cicatrização; aplicação deve ser diária.
Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.
Os produtos finais da fermentação microbiana dos carboidratos no rúmen são os ácidos graxos voláteis (AGVs), sendo o acético, o propiônico e o butírico os três mais importantes ácidos formados juntamente com os gases de dióxido de carbono (C02) e metano (CH4).
A biohidrogenação é um mecanismo natural, realizado por microrganismos ruminais, que tem por função diminuir o efeito deletério dos lipídeos, promovendo a lise de lipídeos esterificados, com posterior hidrogenação dos ácidos graxos livres (Harfoot & Hazlewood, 1988; Jenkins, 1993).
Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) são substâncias produzidas à partir da ação de bactérias do cólon num processo de fermentação anaeróbia de fibras ingeridas na dieta.
Os ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa (AGPICL), ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido araquidônico (AA) são componentes essenciais não só para o desenvolvimento neurológico quanto para a função visual da criança.
Os triglicérides de cadeia média (TCM) são gorduras encontradas nos alimentos como o óleo de coco e os laticínios. Eles são metabolizados de forma diferente do que os triglicérides de cadeia longa encontrado na maioria de outros alimentos./span>
O QUE É TCM ou MCT (em inglês)? TCM é o puro concentrado do óleo de coco e o melhor combustível natural para o cérebro e corpo. Com altíssima absorção pelo organismo, ajuda no foco, concentração e energia instantânea e duradoura, além de promover saciedade (diminuição da sensação de fome) e ajudar na qualidade do sono.
MCT suplemento: benefícios
A sigla MCT corresponde a Medium Chain Triglycerides em inglês – ou, simplesmente, Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM). O óleo de coco, por sua vez, é considerado benéfico ao organismo justamente por conter triglicerídeos de cadeia média, que aceleram o metabolismo favorecendo a perda de peso e promovem mais energia./span>
O que é o TCM? O TCM (triglicerídeos de cadeia média) é uma gordura presente no óleo de coco, no óleo de palma e em laticínios (queijo, iogurte)./span>