O amor é o tema dominante na poesia tradicional, mais do que qualquer outra temática. É preferido pelos poetas por ser um tema universal. ... No entanto, encontramos poemas que transbordam do amor maternal ou a felicidade de um amor perfeito vivenciado pelo narrador.
O ser poético em Coralina ama e canta com ternura os errados de sua terra, pois os becos “têm poesia e têm drama”. Portanto, os poemas coralineanos não só cantam, como contam velhas estórias. Além do mais, os becos são as válvulas coronárias da Velha Goiás.
EXPLICAÇÃO: Cecília Meireles aborda o tema da passagem do tempo, presente nos ciclos da vida. Aborda a transitoriedade do tempo de maneira filosófica, universal, e simples, o que aparece em toda a sua obra.
O tema do poema a “Canção do Exílio” é a saudade do autor pelo Brasil, que foi retratado enquanto o mesmo estava exilado, para tanto ele ressalta em seu poema as belezas naturais do país. ... Neste poeta o autor mostra aversão aos valores portugueses e ressalta as belezas naturais do Brasil.
b) Quais as antíteses presentes no poema? Delinquido e perdoar, irar e abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder.
"Canção do Exílio" é uma poesia romântica do escritor brasileiro Gonçalves Dias (1823–1864). A composição foi criada em julho de 1843, quando o autor se encontrava em Coimbra e ressalta o patriotismo e o saudosismo em relação à sua terra natal. Introduzida na obra lírica Primeiros cantos, de 1846.
2)os elementos sao---->para criar imagens de sua pátria Ele "ridiculariza" o nacionalismo através de -macieiras da Califórnia - gaturamos de Veneza- pretos em torres de ametistas- sargentos monistas cubistas -- 3) a sua visão é REALISTA da nossa Pátria você observa isso através --->> preço das frutas (péssimas ) são ...
Gonçalves Dias escreve essa canção em Portugal, e ele pertence a primeira geração do romantismo brasileiro. A imagem que ele constrói no texto é de que o Brasil é o melhor lugar do mundo, que o céu do Brasil tem mais estrelas do que de Portugal... Ela é construída em versos e trata o Brasil como "minha terra".
Sem resultados embarca de volta no dia 10 de setembro de 1864, porém o navio francês Ville de Boulogne em que estava, naufraga perto do Farol de Itacolomi, na costa do Maranhão, onde o poeta falece.