O oxigênio e nutrientes chegam ao tecido epitelial por difusão do epitélio a partir do tecido conjuntivo; Essas células possuem formato variável e o núcleo acompanha o seu formato.
elas são alimentadas através da difusão dos vasos capilares do tecido conjuntivo adjacente, ou seja, os vasos que o tecido conjuntivo adjacente que digamos, está abaixo do tecido epitelial, possui alimenta o tecido epitelial, ele leva alimento para o tecido conjuntivo e ao mesmo tempo leva para o epitelial.
Esse tipo de epitélio normalmente possui uma de suas superfícies em contato com o tecido conjuntivo, intermediado pela lâmina basal, fornecendo, além de suporte (pois se instala sobre as glicoproteínas), também a nutrição, já que não possui vasos sanguíneos.
As células dos tecidos epiteliais de revestimento apresentam diferentes formatos e características, sendo esses fatores usados para a sua classificação. Dentre os principais critérios utilizados para classificar os epitélios, destacam-se o número de camadas e as formas da célula.