No comércio interno brasileiro, a venda FOB indica que o comprador tem a responsabilidade de retirar a mercadoria no local indicado pelo vendedor. ... Algumas empresas utilizam a expressão “FOB dirigido”, uma invenção brasileira que tem como objetivo maximizar o volume de entregas e minimizar custos.
FOB é a sigla em inglês para Free On Board — ou Livre a Bordo, traduzindo de forma literal. Nessa modalidade, que também é conhecida como frete a pagar, o embarcador só é responsável pelas cargas até que elas sejam enviadas.
O que é frete CIF e quem paga por ele? ... Resumindo, no frete CIF o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino. No caso do FOB, é o cliente que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria (veja mais abaixo).
Definições: 0 – Por conta do emitente (CIF): – Tipo de frete conhecido como CIF (Cost, Insurance and Freight – “Custo, Seguros e Frete”). Nesta opção todo o custo e responsabilidade sobre o frete estão por conta do Emitente, ou seja, quem emite a Nota Fiscal.
“Tangido” se a mercadoria não for transportada e sim “tocada”. Aplica-se a animais. Se o transporte for efetuado por terceiros, informar se já foi contratado ou não e também se o custo do frete será de responsabilidade do remetente, do destinatário ou de outra pessoa.
Portanto, a resposta à pergunta: “Devo destacar o frete na nota fiscal? ” é: “depende”. Se você cobrar o frete de seu cliente, em separado, sim, você deve destacar. Por outro lado, se você incluir o valor do frete ao valor dos produtos, não deve destacar.
Para emitir uma nota complementar de frete, acesse o menu Vendas > Notas fiscais. Abra o menu à frente da nota e clique na opção NF-e Complementar. Na tela de preenchimento da nota fiscal, desligue o 'Cálculo Automático'.
Como fazer uma NFe Complementar de ICMS
Nota Fiscal Complementar: produto ou valor do produto
A emissão da nota fiscal complementar através do emissor gratuito está condicionada as seguintes informações: Na aba Dados da NF-e NF-e Informar a natureza da operação, exemplo: Complemento de ICMS, e a finalidade de emissão: 2-NF-e complementar.
CFOP 5111 -
No Item da nota fiscal (campo onde se insere os produtos), preencha da seguinte forma:
Em resumo, o CFOP 5.
até 24 horas
Uma Nota Fiscal de Ajuste identifica notas fiscais emitidas para fins de ajuste na escrituração do documento. Ou seja, notas de ajuste não se referem à transações com mercadorias e devem ser emitidas apenas para fins escriturais.
A NF-e de complemento serve para “complementar” dados de um ou mais produtos que porventura vieram a serem emitidos com dados inferiores aos reais. A idéia é que a NF-e normal + NF-e de complemento = operação real.
A Nota Fiscal Complementar serve para suprir dados do ICMS que foram emitidos com valores menores que os reais. Em resumo, juntando a nota normal com a nota complementar, tem-se como resultado a operação real.
Veja os sete passos que devem ser seguidos:
É possível alterar uma Nota Fiscal Eletrônica emitida? Após ter o seu uso autorizado pela SEFAZ, uma NF-e não poderá sofrer qualquer alteração, pois qualquer modificação no seu conteúdo invalida a sua assinatura digital.