O que é índice h (h index)? Índice criado por Jorge Hirsch em 2005 com a intenção de quantificar a produção científica a partir das citações dos trabalhos. ... Por exemplo, um autor tem índice h=7 se os seus 7 artigos mais citados tiverem pelo menos 7 citações cada um.
O índice h pode ser encontrado comparando o número que ordena os trabalhos com o número de citações. Assim, se o n-ésimo trabalho tiver n ou mais citações, e o próximo trabalho, n+1, tiver um número de citações menor que n+1, então n será o índice h do pesquisador.
O Índice H não é um número estático, pois um artigo pode continuar recebendo citações ao longo dos anos. Por isso, seu cálculo é feito a partir do número de artigos publicados por um autor que tenham sido citados pelo número igual ou maior que o número de artigos publicados por ele.
Mas o que é um bom índice H? Segundo Hirsch, um índice H = 20 para um pesquisador com 20 anos de carreira, indica um pesquisador de sucesso. H = 40 para os mesmos 20 anos caracteriza pesquisadores excepcionais, geralmente trabalhando com grandes equipes em universidades de ponta.
É um índice bibliométrico criado pela Google, disponibilizado no Google Scholar. O índice h5 é o indexador h dos artigos publicados nos últimos cinco anos. Trata-se do maior número h de uma publicação, em que h artigos publicados de 2011 a 2015 tenham sido citados no mínimo h vezes cada.
Index é um Índice de Valores, utilizado no mercado financeiro como um indicador de desempenho de um determinado grupo de ações listadas. Cada index possui seu próprio meio estatístico de calcular o valor das ações, que serve como base para estimar a performance.
Index, ou em português Índice, é um recurso que o SQL Server disponibiliza afim de ordenar dados em uma determinada sequência, afim de retornar os resultados de maneira mais eficiente. ... Geralmente os índices clusterizados são as PK's da tabela e tem retorno mais eficiente se comparado com um índice não-clusterizado.
A função ÍNDICE retorna um valor ou a referência a um valor de dentro de uma tabela ou intervalo. Há duas maneiras de usar a função ÍNDICE: Se você deseja retornar o valor de uma célula especificada ou uma matriz de células, consulte Forma matricial.
O Index Librorum Prohibitorum ou “Index Expurgatorius” foi uma lista de publicações proibidas pela Santa Sé (ou sede), por serem consideradas heréticas e de várias linhas de pensamentos divergentes, desde o início do cristianismo, mas que se acirrou principalmente por conta das divergências com os protestantes e ...
a) Que era Índex? b) Quais as implicações históricas de sua instituição? ... GABARITO B: Do ponto de vista histórico, a imposição do Index motivou a queima de várias obras em praça pública, a perseguição de pessoas acusadas de lerem obras proibidas e o empecilho na disseminação de alguns livros e autores.
O Index Librorum Prohibitorum, em tradução livre o Índice dos Livros Proibidos, foi uma lista de publicações proibidas pela Igreja Católica. ... A primeira versão do Index foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 e uma versão revista desse foi autorizada pelo Concílio de Trento.
Resposta. 1) Foi uma lista de publicações proibidas pela Igreja Católica. Obras eram incluídas na lista caso contivessem teorias que a Igreja Católica Apostólica Romana não apoiava.
No ano de 1559 o Papa Paulo IV editou o Index librorum prohibitorum, primeiro catálogo dos livros proibidos. Foi a primeira censura imposta diretamente por um papa. Em 1571, o papa Pio V criou a Sagrada Congregação do Índice, encarregada de examinar e censurar livros e atualizar o “Index”.
Admonitum é um termo em latim que significa advertência. É geralmente usado quando a Igreja Católica adverte um autor católico sobre a publicação de um livro/texto que não está de acordo com a doutrina da igreja.
O Index foi criado como uma defesa da Igreja diante da invenção da prensa (e consequente popularização dos livros) e da Reforma Protestante, que ameaçavam a autoridade católica. ... Os livros reprovados (imorais ou contrários à doutrina) eram queimados. Em 1966, o documento foi extinto por Paulo 6º.
O Index Liborum Prohibitorum é uma lista de livros proibidos criada pela Igreja Católica na Idade Média. O Index foi criado com uma defesa da Igreja diante da invenção da prensa e da Reforma Protestante, que ameaçavam a autoridade católica. ... Autores e obras que já estiveram no Index: Alexandre Dumas : várias obras.
Em 1559, o Papa Paulo 4º instituiu o Index librorum prohibitorum (Índice dos livros proibidos), que listava as obras proibidas aos católicos. Foi a primeira censura imposta diretamente por um papa. Em contrapartida às anteriores, que se chamavam "catálogos", ela foi chamada de "índice".
O Index, como era chamada a lista, foi abolido em 1962 pelo papa João XXIII, no Concílio Vaticano Segundo. ... No século XVI, o pontífice Pio V instituiu a Sagrada Congregação do Índice (Index), que elaborou uma lista organizada das obras proibidas.
Obras listadas unicamente
Desde o início do cristianismo, a Igreja, de alguma forma, tentava censurar o que não devia ser lido pelos fiéis. No Livro dos Apóstolos, na Bíblia, há frases recomendando a queima dos manuscritos supersticiosos. Os papas também se encarregaram de desaconselhar escritos tidos como nocivos.
O Index Librorum Prohibitorum, em tradução livre o Índice dos Livros Proibidos era uma lista de publicações consideradas uma heresia, anticlericais ou lascivas e proibidas pela Igreja Católica. ... A última edição do índice foi publicada em 1948 e o Index só foi abolido pela Igreja Católica em 1966 pelo Papa Paulo VI.
Santa Inquisição À medida que a Igreja Católica conquistava mais adeptos durante a Idade Média, houve a necessidade de normatizar a prática da religião. Desta maneira, criou-se uma instituição com autonomia para investigar e julgar pessoas acusadas de heresia, baseado no sistema jurídico da Igreja Católica Romana.
A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.
Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e da reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contra-reforma.
No campo religioso, a contestação da Igreja Católica era uma prática que vinha acontecendo desde meados da Idade Média. Esses movimentos religiosos questionavam a falta de moralidade, o abuso do poder, a avareza, a corrupção e todo tipo de desvio comuns na Igreja Católica na Europa.