O Brasil no Vôlei Quando o voleibol foi introduzido no Brasil? Há duas respostas para essa pergunta. Enquanto alguns afirmam que o esporte começou a ser praticado em 1915, num colégio de Pernambuco, outros defendem a tese de que tudo começou em 1917 e creditam o pioneirismo à Associação Cristã de Moços de São Paulo.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.
Futebol
Atualmente, o futsal é um dos três esportes mais populares no Brasil. Entende-se que o principal motivo para essa ascenção é a dificuldade cada vez maior de se encontrar campos de várzea para jogar o futebol de campo, sobretudo em grandes cidades.
Atualmente, a bola de futsal é mais pesada do que do futebol de campo. Sua circunferência está entre 62 e 64 centímetros e um peso que varia de 400 a 440 gramas. Após a consolidação das regras desse esporte em fins dos anos 50, ele disseminou-se rapidamente por todo o país.
História do futsal no Brasil No país, o esporte ficou mais conhecido como futebol de salão. Nos anos seguintes, os professores perceberam a necessidade de modificar algumas regras no esporte no Brasil. E em 1950, chegaram ao modelo atual, com limite de cinco jogadores e as marcações na quadra.
Tudo era muito parecido com as regras do futebol de campo, que imperaram desde o início do bate-bola nas quadras (na década de 30) até 1989, quando a Fifa assumiu a modalidade. Naquele ano, o futebol de salão, popular na América do Sul, e o futebol cinco, praticado na Europa, foram fundidos e ganharam o nome de futsal.
O Futsal foi desenvolvido no Brasil e no Uruguai na mesma época, em 1934 no Uruguai e na década de 1940 no Brasil. No Brasil, o esporte foi desenvolvido pela Associação Cristã de Moços(ACM) de São Paulo, devido à falta de campos de futebol disponíveis.
Resposta. O futsal de Gravier chegou ao Brasil em 1935 através dos professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, que se graduaram no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM.
1894
1930
No Brasil a prática do futsal feminino foi oficializada em pelo extinto Conselho Nacional de Desportos (CND). Para Santana e Reis (2003), a prática do futebol de salão feminino foi autorizada pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) em 23 de abril de 1983.