É possível fazer pós-graduação gratuita? É possível sim fazer uma pós-graduação gratuita. Porém, é indicado que o aluno consiga uma vaga em bolsas de estudo por meio da própria Instituição escolhida ou de programas do Governo.
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.
Antes de mais nada, você precisa saber se está apto para fazer uma pós. Para isso é necessário ter completado a sua graduação e dispor de um diploma ou, então, de um certificado que ateste a sua conclusão. Essa exigência é reforçada pelo Ministério da Educação (MEC).
Como entrar em uma pós-graduação? O primeiro passo para entrar em uma pós-graduação é possuir um diploma de graduação ou de um curso superior reconhecido. Caso ainda não possua o diploma, vale uma declaração de conclusão de curso que informe que você está apenas aguardando o documento.
05 dicas de como se preparar para uma pós graduação
Posso começar a pós antes de me graduar? Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.
Uma pós-graduação é um curso realizado após a graduação, seja ela tecnológica, bacharelado ou licenciatura. No Brasil, são duas as opções de cursos de pós: lato sensu ou stricto sensu. O primeiro consiste em cursos especialização ou MBA que seguem um tema ou modalidade específicos de uma área.
Assim como acontece na pós-graduação, apresentar o diploma de conclusão do curso de graduação é indispensável para se candidatar a uma vaga de mestrado. Mas, nesse caso, os candidatos precisam realizar uma prova de seleção, uma entrevista e, além disso, elaborar um pré-projeto de acordo com o tema de estudo escolhido.
Ao final do curso o profissional estará capacitado para atuar tanto com as áreas acima como na área de Educação. Caso deseje enveredar pela área do ensino acadêmico, também é possível cursar uma pós-graduação, como Mestrado e Doutorado, e se tornar professor e pesquisador em Letras.
O profissional formado em Letras é um estudioso do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Quem se forma em Letras pode seguir a carreira acadêmica, tornar-se tradutor, intérprete, pesquisador e muito mais.
O profissional de letras ou letrólogo possui uma área de atuação bastante ampla, não se restringindo apenas ao ambiente acadêmico. Ele pode atuar nas áreas de tradução, editoração, interpretação, revisão e produção textual, por exemplo.
A faculdade de Letras dedica-se ao estudo da língua portuguesa e da literatura. Na maioria dos casos, estuda também um outro idioma, sua estrutura linguística e obras literárias. Um profissional formado em Letras pode ser professor das disciplinas de português, literatura, redação e idioma estrangeiro.