Dizer que os fungos são animais heterotrofos por absorção, significa, que os fungos não são capazes de sintetizar (produzir) o seu próprio alimento, por isso recorrem a absorção - absorvem matéria orgânica necessária para viverem.
Segundo as interações alimentares, os seres heterotróficos podem ser de dois tipos: - macroconsumidores, quando obtêm os nutrientes que necessitam do ambiente por ingestão, neste caso o heterótrofo ingere (come, engole) um outro ser vivo e a digestão é intracorpórea; ... Todos os animais são heterótrofos.
A nutrição heterotrófica é aquela em que o ser vivo necessita de obter matéria orgânica do meio externo, ou seja, não é capaz de produzi-la. Nesse caso, esses seres precisarão se alimentar de outro ser vivo. São exemplos de seres heterotróficos todos os animais, fungos, algumas bactérias e alguns protozoários.
A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, eles são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento. Esses seres vivos, geralmente, liberam enzimas sobre o alimento e depois absorvem os nutrientes de que necessitam.
Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.