As necessidades de auto-realização são necessidades de crescimento e revelam uma tendência do ser humano em realizar plenamente o seu potencial, podendo ser expressas como o desejo do indivíduo de tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser (MASLOW, 1954).
5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.
Na visão de Maslow, cada individuo é dotado de propensão inata à auto realização (Maslow 1970). Esse estado, o mais elevado das necessidades humanas, envolve o uso ativo de todas as qualidades e habilidades, além do desenvolvimento e da aplicação plena do potencial individual.
Pirâmide de Maslow, ou hierarquia das necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. ... Maslow acreditava que os seres humanos vivem para satisfazer suas necessidades, com o objetivo de conquistar a plena autorrealização.
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão directamente relacionadas com a sobrevivência.
É por isso que a Pirâmide de Maslow é também conhecida como teoria da motivação humana ou hierarquia das necessidades de Maslow. Trata-se de uma segmentação hierárquica, na qual o comportamento humano pode ser compreendido a partir da satisfação de certas necessidades.