O índice de cocção dos alimentos é uma medida que mostra o rendimento de um alimento após o seu preparo, ou seja, após ser grelhado, assado, cozido, frito etc. Esse índice é a relação entre o alimento cru e o seu peso após a cocção. Vale lembrar aqui que o peso do alimento cru se refere ao seu peso limpo.
Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL. Dessa forma, temos: Resultado maior que 1: o alimento ganhou peso durante a cocção, por conta do processo de hidratação. Resultado menor que 1: o alimento perdeu peso durante a cocção, devido à perda de água e à retração das fibras.
Neste caso, o fator correção é 1,25, resultado obtido através do seguinte cálculo: peso bruto (500g) dividido pelo peso líquido (400g), ou seja, 500/400=1,25.
Para o cálculo real das quantidades dos alimentos deverá ser multiplicado o per capta (PB) de cada ingrediente pelo número de alunos que realizam as refeições. Segue o exemplo: Lista de Compras: Arroz:Per capta (PB) x nº de alunos 20g x 150 alunos = 3000g = 3,0 kg de arroz.
O fator de rendimento é o a parte útil do alimento. É o que sobra depois de removidas as cascas, caroços e aparas, entre outros. Quando se compra 2,5 Kg de carne (peso bruto ou PB), por exemplo, depois de removidas as aparas sobram apenas 2 Kg (peso líquido ou PL).
IPC ou FC (Indicador de Parte Comestível ou Fator de Correção) Identifica as partes dos alimentos que são retiradas no pré-preparo. ... Per capita Per capita Bruto: IPC ou FC x Peso Líquido do alimento; Per capita Limpo: Peso Bruto do Alimento / FC ou IPC.
Per capita x Porção Já a porção é a quantidade do per capita referente a um alimento in natura ou preparado ou, ainda, a uma preparação, que indica a quantidade que será servida no prato, ou seja, o alimento pronto para o consumo.
De acordo com a Resolução RDC nº 359, de “porção dos alimentos é a quantidade média do alimento que deveria ser consumida por pessoas sadias, maiores de 36 meses de idade em cada ocasião de consumo, com a finalidade de promover uma alimentação saudável e que se tomou como base uma alimentação diária de 2000 ...
Para obter o valor do IPC, devemos multiplicar o valor obtido por 100 para termos uma comparação em porcentagem em relação ao preço original.
Para o cálculo do índice, a FIPE considera o mês por um padrão quadrissemanal, ou seja, os dados são coletados por um período de oito semanas. A cada período padrão, é feita a divisão dos preços médios das quatro semanas de referência pelas médias das quatro semanas anteriores.
Para se chegar ao valor do índice, divide-se o preço médio das semanas de referência pelo preço médio das semanas base. Por exemplo, na segunda quadrissemana de novembro de 2018, o período de referência do IPC Fipe vai de 16 de outubro a 15 de novembro.
Aluguéis – Reajustes – 2020
O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), de 31 de dezembro de 2020, variou 1,07%, ficando 0,14 ponto percentual abaixo da taxa registrada na semana anterior.
O Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta quarta-feira, 17, pelo Banco Central, mostrou que a mediana das projeções do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de 2021 foi de 6,65% para 6,97%. Há um mês, estava em 4,94%.