EQST

O Que A Histeria?

O que é a histeria?

A histeria é um termo que se refere a um conjunto de transtornos psiquiátricos que, de acordo com a sua origem, pode ser chamado de transtorno de somatização, desordem de conversão, transtorno dissociativo e personalidade múltipla, que compartilham sintomas que normalmente se manifestam em casos de extrema ansiedade, ...

Qual é a origem da histeria?

O termo tem origem no termo médico grego hysterikos, que se referia a uma suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero, hystera em grego. O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro.

Como Freud entende a histeria?

Freud mostrou que a origem da histeria encontra-se na repressão sexual. ... De acordo com a psicanálise, a organização histérica, entendida como um modo de funcionamento psíquico, caracteriza-se por uma busca permanente, incansável e inconsciente de uma pessoa em ser o objeto do desejo de outra.

Como lidar com a histeria?

Tanto a prática de ioga como a da meditação é também recomendada para o tratamento da histeria. O restabelecimento de uma respiração regular e o relaxamento alcançado com estas técnicas são excelentes para o controle e até a cura da histeria.

O que era a histeria no século XIX?

Muito freqüente entre as mulheres do século XIX, apresenta sintomas como paralisia e anestesia, confusão mental, múltipla personalidade e apatia em relação ao mundo exterior – ou, ao contrário, aqueles ataques nervosos que os leigos associam à palavra histeria. O nome vem do grego hystéra, que significa útero.

O quê Charcot afirma sobre a histeria?

Posteriormente, Charcot adotou como método de tratamento da histeria a hipnose. Sob o estado hipnótico, os pacientes rememoravam cenas traumáticas e era agindo sobre elas que Charcot procurava curá-los, embora ainda atribuísse uma disposição à doença que teria a ver com a hereditariedade.

Qual a relação de Charcot com a histeria?

Posteriormente, Charcot adotou como método de tratamento da histeria a hipnose. Sob o estado hipnótico, os pacientes rememoravam cenas traumáticas e era agindo sobre elas que Charcot procurava curá-los, embora ainda atribuísse uma disposição à doença que teria a ver com a hereditariedade.

Como Freud tratava a histeria?

Freud já dizia que a histeria está associada à sexualidade, não só das mulheres, como ele próprio demonstrou, mas também dos homens, que não estão livres dos conflitos inconscientes”, comenta Mara Lucia.

O que seria a histeria hoje?

Com as mudanças sociais e culturais do século XX, a histeria deixou de ser tão comum e seu lugar foi ocupado pela depressão, o principal distúrbio psicológico da atualidade.

Quais são as principais características da estrutura histérica?

A histeria apresenta características fortes com relação ao corpo do sujeito. A pessoa que SOFRE deste tipo de transtorno ou que apresenta uma estrutura clínica histérica vê o mundo de maneira sexualmente exacerbada e que seu quase que único “dom” é ser desejado.