EQST

O Que A Desapropriaço-sanço?

O que é a Desapropriação-sanção?

É, portanto, a chamada “desapropriação-sanção”, porquanto pune o não-cumprimento de obrigação ou ônus urbanístico imposto ao proprietário de imóvel urbano e não prevê uma indenização em dinheiro, mas um pagamento mediante títulos da dívida pública, resgatáveis em até 10 (dez) anos.

Quais as diferenças entre a desapropriação direta e indireta?

Como pontuado anteriormente, na desapropriação direta, é preciso obedecer a fase declaratória e a fase expropriatória, observando a concordância ou não do expropriado quanto ao valor da indenização. ... A principal diferença entre desapropriação direta e indireta é a regularidade do procedimento.

O que se entende por desapropriação judicial?

A figura jurídica, doutrinariamente chamada de desapropriação judicial, permite que o Poder Judiciário intervenha na propriedade, declarando a perda do bem em favor de considerável número de pessoas que ocupam uma extensa área por mais de cinco anos, realizando obras e serviços de interesse social e econômico relevante ...

O que se entende por direito de extensão?

Direito de extensão é o que assiste ao proprietário de exigir que se inclua no plano de desapropriação a parte remanescente do bem, que se tornou inútil ou de difícil utilização.

O que é retrocessão no mercado de seguros?

Retrocessão. É o resseguro do resseguro. Quando o ressegurador não quer assumir totalmente sua parte no risco, “retrocede” uma fração das responsabilidades que aceitou a outra ou mais resseguradoras, ou mesmo seguradoras, chamadas retrocessionárias.

O que é resseguro Susep?

RESSEGURO. Operação de transferência de riscos de uma cedente [Seguradora], com vistas a sua própria proteção, para um ou mais resseguradores, através de contratos automáticos ou facultativos. (Resolução CNSP 168/07).

Como funciona o resseguro?

A operação de resseguro permite que a seguradora diminua sua responsabilidade em relação a um risco considerado excessivo para sua capacidade financeira. Ao ceder parcialmente essa responsabilidade para a resseguradora, esta também participa do prêmio recebido, no caso de um contrato de resseguro proporcional.

O que são seguradoras e resseguradoras?

O sistema internacional de seguros é composto pelas seguradoras e pelas resseguradoras. ... A primeira e mais importante diferença entre uma seguradora e uma resseguradora é que quem contrata com o segurado é a seguradora. Quem assume o risco direto de um determinado bem, obrigação ou capacidade de atuação é a seguradora.

O que é resseguro facultativo?

O resseguro facultativo é uma operação isolada, negociada entre segurador direto e ressegurador. ... Ressaltou também a necessidade de respaldo/segurança jurídica na transferência de riscos da seguradora e resseguradoras.

Quem pode comprar a cobertura do resseguro?

Quando o segurador direto não quer ou não pode assumir a totalidade do risco, “cede” parte dele a uma ou mais resseguradoras. O segurador direto passa a ser o “cedente” nessa operação de resseguro.

Quais são as resseguradoras no Brasil?

Principais concorrentes da IRB Brasil Resseguros:

  • Munich Resseguradora do Brasil;
  • Austral Resseguradora;
  • Allianz Global Corporate & Specialty Resseguros Brasil;
  • Zurich Resseguradora Brasil.

Qual é a diferença entre cosseguro e resseguro?

Em outras palavras, o resseguro é um contrato pelo qual uma Seguradora transfere parte dos seus riscos assumidos a empresas especializadas, enquanto o cosseguro é forma de divisão de riscos para fortalecer garantias a todos os participantes.

O que significa Funenseg?

Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros, sem autorização por escrito da Fundação Escola Nacional de Seguros - Funenseg.

O que é pulverização de riscos?

Estudo técnico que determina condições e preços apropriados para a aceitação, por parte da seguradora, de um seguro com base na mensuração dos riscos envolvidos.

Quais são as características básicas do seguros?

Pra existir o seguro tem que haver essas três características básicas: previdência, incerteza e mutualismo. Previdência – uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os prováveis riscos que estamos expostos todos os dias.

Quais são as características básicas do seguros mutualismo?

É um dos princípios básicos do seguro. Representa a contribuição de várias pessoas, expostas aos mesmos tipos de risco (massa de segurados), para a formação de um fundo comum, composto pela soma dos prêmios pagos à seguradora.

Quais são as classificações do Contrato de Seguro?

Segundo a classificação dos contratos, o contrato de seguro pode ser classificado em bilateral, sinalagmático, oneroso, aleatório, consensual, de execução sucessiva ou continuada, de adesão, de boa-fé. ... A natureza aleatória do contrato de seguro advém de sua própria função econômico-social.

Quais são as etapas de contratação de um seguro?

Seguro do Carro: da Contratação à Renovação

  • 2º Passo: Formulário. ...
  • 3º Passo: Análise da Seguradora. ...
  • 4º Passo: Apólice. ...
  • 5º Passo: Uso das Coberturas. ...
  • 6º Passo: Renovação.