A energia para a contração muscular vem das moléculas de ATP (adenosina trifosfato) produzidas durante a respiração celular. Estas moléculas atuam na ligação de miosina à actina, ocasionando a contração muscular.
A Técnica de Energia Muscular consiste em contrações isométricas e a articulação é mobilizada até a barreira motora nos três planos do espaço podendo defini-la como uma forma de tratamento manipulativo osteopático, no qual o paciente usa ativamente seus músculos, sob solicitação, a partir de uma posição precisamente ...
Uma molécula que é indispensável à vida da célula é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é encontrado universalmente nos sistemas vivos. Sua função essencial é armazenar energia para as atividades vitais básicas das células.
ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas.
Adenosina difosfato (ADP) ou difosfato de adenosina é um composto orgânico importante no metabolismo celular e é essencial no fluxo de energia das células vivas. ADP é um nucleotídeo, isto é, um composto químico formado por um nucleósido e dois radicais fosfato.
Depois de absorvida pelas células, a glicose passa pela respiração celular, processo em que ocorrem diversas reações químicas. Inicialmente, no citosol a glicose passa pela glicólise, sendo quebrada e transformada em outras substâncias que vão para a mitocôndria, onde ocorrem as etapas seguintes.
Em humanos, as vias metabólicas mais importantes são: glicólise - oxidação da glucose a fim de obter ATP. ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia. fosforilação oxidativa - eliminação dos electrões libertados na oxidação da glucose e do acetil-CoA.