Resposta: A grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes é que com ela eles podem abrir a boca, podendo pegar suas presas e seus predadores. Esse fato melhora sua defesa e contribui para uma melhor vivência no ambiente aquático.
Qual é a grande vantagem da aquisição de mandíbulas pelos peixes? Com a mandíbula, os peixes podem abrir a boca de uma forma bem grande. Dessa forma, eles podem pegar suas presas ou seus predadores. Esse fato faz com que eles tenham uma maior vivência no ambiente aquático, além de melhorar sua defesa.
Podemos dizer que a bexiga natatória funciona como uma bóia que facilita a flutuação. Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória. Assim, o tubarão, por exemplo, controla sua posição na água somente pela seu constante nado. A bexiga natatória está em contato com o sangue do peixe.
Os peixes têm poderosos e eficientes órgãos sensoriais, como a linha lateral. Essas estruturas, localizadas lateralmente no peixe, permitem que o animal consiga captar movimentos na água e, consequentemente, evitar predadores.
Barbatanas ou nadadeiras são os órgãos externos que muitos animais aquáticos usam para a locomoção e equilíbrio. Pélvicas ou ventrais (localizadas imediatamente à frente do ânus).
Barbatanas dorsal: Dá estabilidade à natação. ... Barbatanas caudal: Permite ao peixe deslocar-se mais facilmente e rapidamente pela àgua. Serve ainda de leme. Duas barbatanas pélvicas: Ajudam à estabilidade do peixe na àgua e protegem os orgãos pelvicos.
Possuem funções de ajudar na hidrodinâmica para natação e equilíbrio, auxiliando nos movimentos dos animais. No caso dos cetáceos (golfinhos e baleias) as nadadeiras são muito importantes para auxiliar nos estudo de foto-identificação.
A nadadeira caudal está relacionada com o impulso do peixe na água, a dorsal e a anal garantem estabilidade e as pélvicas e peitorais orientam o movimento.