Mel: o mel natural, sem ser processado e sem aditivos, vai ajudar a suavizar a garganta irritada do cachorro. Você pode dar uma colher pequena a cada três ou cinco horas. Contudo, tenha atenção para não exceder a dosagem recomendada.
É bastante frequente em cães e gatos e pode aparecer na forma aguda ou crônica. A forma aguda geralmente está associada a processos infecciosos, comuns em épocas frias e secas (outono/ inverno) como a Traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis) e o Complexo Respiratório Felino.
"O cão pode estar latindo porque sente falta de companhia, para chamar a atenção ou se comunicar com outros animais", explica a veterinária Heloisa Pappalardo Collet. "E, se ele estiver sozinho ou estressado, vai latir ainda mais." Segundo veterinários, eles podem estar sentindo o impacto de alguma alteração na rotina.
Quando pequeno, ele não tinha tomado a terceira vacina. Na realidade iria dar nesse mês. Ele vai fazer um ano. Eu estou alimentando com papinha (batata, beterraba, couve-flor, cenoura, couve, rúcula e um pouco de ração Magnus (fórmula natural).
Se a doença atacar o cachorro na fase adulta, as chances de sobreviver são maiores, mas ainda precisam de muito cuidado e atenção sua e do médico veterinário. Para a prevenção da cinomose em outros cães, pessoas que tiveram um animalzinho doente em casa não podem ter outro cão por no mínimo seis meses.