A Lei 9.
É princípio estabelecido pela Lei de Educação Ambiental (Lei no 9.
São princípios básicos da Educação Ambiental: I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo. II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
1o : “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
LEI No 9.
De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) as atividades vinculadas à referida Política devem ser desenvolvidas na educação em geral e na educação escolar. São ações que, inter-relacionadas, atendem à PNEA: a. ... capacitação de recursos humanos e produção e divulgação de material educativo.
Em 25 de junho de 2002, é promulgado o Decreto no 4.
Objetivos Da PNEA A Educação Ambiental como preconiza o PNEA tem por objetivos compreender as múltiplas e complexas relações que envolvem o meio ambiente, através de programas educativos responsáveis por estimular e fortalecer uma visão crítica dos problemas ambientais que por sua vez, são responsabilidades de todos.
São objetivos da educação ambiental, exceto: a) Sensibilizar os estudantes para um convívio mais saudável com a natureza.
As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos.
“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
São ações para se conseguir implementar a educação ambiental para a população, EXCETO:
Evite produtos com muitas embalagens, e encaminhe-as para a coleta seletiva. Roupas que não servem mais, brinquedos que não mais utiliza, móveis que já não lhe agradam, dentre outros itens, podem ter serventia para outras pessoas. Ao invés de jogar fora, procure destinar a alguém que precisa.
A educação ambiental não formal são “as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente” (Lei 9.
de 27 de abril de 1999, qual alternativa representa uma ação ou prática de educação ambiental não formal? a. Semiologia.
13º, “entendem-se por educação ambiental não formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente” (BRASIL, 1999).
Segundo Gohn (2010), os espaços não formais podem ser classificados em duas categorias: institucionalizados e não institucionalizados. Zoológicos e planetários são exemplos de espaços não formais institucionalizados.
Para Gohn (2008) a educação não formal pode ser desenvolvida no cotidiano nas relações sociais com os “outros”, pela experiência e em espaços de ação coletivos fora da escola, em locais informais onde há processos de interação e intencionalidade na ação, na participação, na aprendizagem e na transmissão e troca de ...
Um exemplo de educação formal é a educação primária ou básica. Isso ocorre após 6 anos e geralmente inclui a alfabetização dos alunos e o ensino fundamental. Lá você aprende a ler, escrever, cálculo básico e certos conhecimentos e noções culturais considerados vitais e essenciais.
é aquele tipo de educação sistematizada e organizada, porém com flexibilidade quanto ao tempo e espaço que podem ser utilizados para esta educação. ... São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.
A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...
A escola tem papel importante para o indivíduo, pois deve auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades, priorizar comportamentos e aquisição de conhecimento, tanto a nível formal como informal, uma vez que as pessoas precisam relacionar-se de forma consciente e responsável, bem como preparar o aluno para atuar como ...
A frequência escolar é obrigatória dos 6 aos 16 anos e gratuita até os 18 anos. A educação formal se inicia na escola primária (1a à 6a série) e prossegue no nível médio (7a à 9a série) e secundário (10a à 12a série). Cerca de 9% da população escolar entre 13 e 18 anos estuda em regime de internato.
Organização por ciclos O Ciclo I da Educação Fundamental equivale aos cinco primeiros anos de estudo (do 1º ao 5º ano). O segundo ciclo (ciclo II) é aquele que acontece do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O terceiro e último ciclo da educação básica é o ensino médio, que congrega o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.