São João Batista João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da mãe de Jesus. João apareceu como pregador itinerante em 27 d.C. Aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo.
Diz a Bíblia que foi ele quem batizou Jesus. É o mais famoso dos três santos de junho, tanto que as festas juninas são conhecidas como festas joaninas ou festas de São João. É protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.
O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
A festa recebe turistas de todo o mundo, mas, ao contrário do que muita gente pensa, tem origem europeia e cristã na Idade Média. De acordo com historiadores, a celebração foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, sendo uma homenagem a São João Batista, primo de Jesus Cristo.
São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.
A Bíblia conta que João era um ferrenho critico do governo de Herodes, Rei naquela época. ... A noite de celebração pela morte de João e aniversário de Herodes, passou a ser celebrada anualmente, sendo chamada de "Noite de São João".
Apesar de hoje estar embasado num forte teor cristão, a origem das festas juninas é pagã. No mês de junho é o final da primavera e começo do verão no hemisfério norte, e o dia 24 é o solstício de verão nesse hemisfério. Era essa a ocasião em que os povos promoviam festas para pedir fartura nas colheitas.
Os festejos da festa contam com pratos típicos da festa junina, brincadeiras e a quadrilha de São João, como dança tradicional. Porém, vale lembrar que isso pode mudar de região para região. Além disso, outros elementos importantes da festa são o mastro e a fogueira de São João.
A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.
Além de ser uma das mais tradicionais festividades brasileiras, a festa junina é uma manifestação cultural relativa aos percursos históricos e sociais de diversas regiões do país. ... Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças.
São João, no Nordeste, é comemorado com mesa farta e muita tradição. Fogueira, bandeirolas e comidas típicas fazem dos festejos juninos um dos momentos mais adoráveis do ano.
Na região norte a festa tradicional, como é mais conhecida e representada, com bandeirinhas, balões e quadrilhas dividem o espaço com a festa do Boi-Bumbá. ... Tratam-se de associações que disputam o título nos três dias de festa em diversas categorias com grandes alegorias e encenações.
Sudeste: no Sudeste não pode faltar milho verde, pamonha, quentão, pipoca, quadrilha e música sertaneja. ... Norte: tem muita quadrilha, carimbó (dança típica da região), lendas e barracas com comidas, que sempre tem macaxeira, cuscuz, mungunzá, vatapá, tacacá, pudim e doces feitos a base de frutas da região amazônica.
5 cidades nordestinas para aproveitar o melhor das festas juninas
As 7 melhores Festas Juninas pelo Brasil
O mês de junho é marcado pelas grandes festas juninas do nordeste, as tradicionais festas de São João, Santo Antônio e São Pedro.
De um lado, Caruaru apresenta o melhor do são-joão de Pernambuco; do outro, Campina Grande mostra as tradições da Paraíba. As duas cidades anunciam ter a maior festa junina do mundo.
1. São João de Campina Grande (PB) Shows, quadrilhas e muito forró animam os mais de 2 milhões de visitantes que passam por Campina Grande todos os anos. E não podia ser diferente: conhecida como “o maior São João do Mundo”, essa festa se estende por 30 dias e garante muita folia e animação!
O São João de Patos ou O Melhor São João do Mundo é um evento anual realizado pela prefeitura de Patos, no estado da Paraíba, durante o mês de junho e que já faz parte do calendário nacional de eventos,sendo considerado o 4º maior do Brasil e do Mundo, segundo o Ministério do Turismo.
Quem conhece o Nordeste brasileiro sabe que a maior festa popular da região é o São João, comemorado oficialmente no dia 24 de junho. Mas a cidade de Caruaru, distante 130 quilômetros da capital de Pernambuco, Recife, leva o título de Maior São João do Mundo, reconhecido pelo Guiness Book de recordes, muito a sério.
Conhecida como “o maior São João do mundo”, a festa junina de Campina Grande, na Paraíba, é, de fato, a maior e mais famosa do Brasil. São esperados 2 milhões de pessoas nos 30 dias de festa de 2019, que vai do dia 7 de junho a 7 de julho, sem parar.
É na década de 1980, mais especificamente em 1983, que a Prefeitura Municipal passa a implementar, centralizar e coordenar os festejos juninos; a partir dessa data, começa a se falar no 'Maior São João do Mundo', cuja primeira edição deu-se numa palhoça localizada próximo ao Centro Cultural sendo, pois, o nascedouro ...
A primeira edição do São João de Campina Grande aconteceu em 1983 e foi em uma palhoça localizada bem no Centro Cultural da cidade. Desde a primeira edição, ele já levava o título de Maior São João do Mundo. O Parque do Povo, local onde até hoje acontecem os festejos, foi inaugurado em 1986.
estado da Paraíba
O momento em que o Parque do Povo fica mais próximo de estar lotado é durante o São João de Campina, quando chega a ter uma média de 100 mil pessoas por noite e mais de 300 barracas, bares e restaurantes abertos (além dos palcos, etc).