79 anos (1897–1976)
26 de outubro de 1976
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Modernismo
Idealizou e participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo 11 obras de arte e elaborando a capa do catálogo. Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo). Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba.
Di Cavalcanti: 9 obras para compreender o artista
Na década de 1920, graças principalmente às obras de Vítor Brecheret, a escultura brasileira ganhou um aspecto mais moderno. As obras desse artista afastaram-se da imitação de um modelo real e ganharam a expressão por meio de volumes geometrizados, delimitados por linhas sintéticas e de poucos detalhes.
Farnese, Itália
O escultor Victor Brecheret, considerado o pioneiro do modernismo na escultura brasileira, iniciou sua formação artística em 1912, estudando desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Conheça os principais autores do Modernismo no Brasil Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros.
Fases do modernismo no Brasil
Foi o responsável pela introdução do modernismo na cultura e escultura brasileira....
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
Anita Malfatti (1889-1964) foi uma artista plástica brasileira. A mostra expressionista da pintora realizada em São Paulo na Exposição de Pintura Moderna foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil.
→ Principais autores e obras
Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
Pode-se enquadrar o poema acima no Modernismo, pois o poeta: a)constrói uma associação anárquica de ideias. b)expressa nitidamente preocupação com as coisas do cotidiano. c)incorpora aspectos da modalidade coloquial da linguagem.