Fazer carreira e ajudar a empresa Tente traçar um plano realista para o seu futuro e mostrar que está interessado numa carreira e não num emprego. Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa.
Saiba como escolher a sua profissão
10 dicas para escolher a carreira
Dificuldade na escolha: escolher uma profissão torna-se uma necessidade em determinada época de nossas vidas e os jovens têm grande dificuldade em fazer essa opção, principalmente porque o número de profissões aumenta cada vez mais e o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente e competitivo.
A opção por uma profissão nem sempre é algo fácil e pode tornar-se uma tortura para o jovem que necessita posicionar-se diante de uma profissão. Isso ocorre porque normalmente a escolha é feita numa época de transformações e mudanças físicas e psíquicas, o que por si só já gera conflitos.
Qualquer carreira tem desafios específicos, que irão fazer você se questionar se fez a melhor escolha. No entanto, quando você realmente se identifica com o que escolheu, verá que a motivação será um grande diferencial para que continue se esforçando.
Os seres humanos são seres sociais. ... A relação, portanto, da nossa escolha profissional com os contextos em que vivemos, sejam eles a família, as amizades e os espaços que frequentamos, dá-se no processo social mesmo: nas trocas de influências, informações, opiniões e perspectivas, que nos moldam.
Os jovens certamente demonstram coragem, energia e disposição nas suas escolhas, mas inegavelmente, necessitam de apoio para refletir sobre o futuro e planejar com tempo e dedicação sobre o que provavelmente norteará sua vida pelos próximos 30 anos – sua carreira. ...
A escolha profissional é uma decisão estritamente pessoal . Testes , opiniões devem apenas colaborar na escolha , mas a decisão precisa ser individual após muita reflexão . A escolha profissional não é uma simples decisão , mas deve ser o resultado de um longo processo de reflexão .
Eles podem ser divididos em valores “meio” ou “instrumento” – mais tangíveis, como sucesso, dinheiro, atitude positiva – e valores “fim” – mais abstratos, são o nosso verdadeiro e mais profundo objetivo de vida, como felicidade, justiça, amizade verdadeira.
Para escolher uma profissão, antes de tudo, você precisa saber quem você é, do que gosta e não gosta, suas características, habilidades e preferências. ... Lembre-se: o autoconhecimento é essencial para descobrir qual a sua vocação e escolher a profissão que mais combina com quem você é.
As 12 principais dúvidas sobre a escolha da profissão
Sete dicas para criar uma ótima pesquisa