O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.
Método da Filosofia
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. ... Deste modo, podemos também perceber o que é o conhecimento filosófico a partir de sua distinção das demais formas de saber.
A filosofia tem como objecto os conceitos mais básicos que usamos nas ciências, nas artes, nas religiões e no dia-a-dia. A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias, a reflexão.
Resposta. Resposta: O método discursivo atinge o conhecimento através da formulação de várias teses que serão aprimoradas até atingirem a realidade completa do objeto, ou melhor dizendo, o conceito. Portanto, trata-se de um método indireto pelo qual se atinge um conhecimento mediato.
O principal objeto de estudo da filosofia é o pensamento, o conhecimento, a sabedoria. Essa conclusão pode ser feita através do estudo da própria etimologia da palavra filosofia, que filos quer dizer busca e sofia quer dizer conhecimento, ou seja, a filosofia é a busca pelo conhecimento.
A Filosofia é um modo de problematizar o mundo de maneira crítica e conceitual. Ela é utilizada pelo ser humano para desbravar os confins da racionalidade e do conhecimento. ... Já como conhecimento reflexivo, a Filosofia desdobra-se sobre si mesma a fim de criar novos problemas para um melhor entendimento do mundo.
O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias. ... Exemplo: O pensamento de que as máquinas um dia irão se sobrepor aos humanos.
A filosofia é importante em todos os momentos da nossa vida,é atravez do questionamento que se pode conhecer o mundo, a natureza e o interior de si mesmo. A razão e a intuição são as principais características da filosofia que tem como fundamento a contemplação o deslumbramento pela realidade.
O pensamento filosófico em seu nascimento tinha como traços principais: tendência à racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa; ... Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade.
São narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.
Função Social.... -é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado. -Tem caráter explicativo ou simbólico para serem aceitas como verdadeiras as historia mitológicas . .
Resposta. Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. ...
Surgida na Grécia Antiga, a mitologia grega fala sobre os deuses imortais, musas e criaturas semidivinas que explicam os fenômenos naturais, a origem da vida e os problemas de nossa existência. Todos os deuses dessa mitologia têm características similares às humanas.
povos antigos para explicar os fenômenos naturais . Algumas expressões mitológicas passaram para a nossa linguagem. ... Por exemplo , dizemos : o sol deita-se , e no entanto sabemos que o sol não se despe , não põe o pijama e não se estende no leito, na cama.
caracteristicas: Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos. A diferença:A principal diferença entre os seres humanos e os deuses na antiga grécia seria a sua imortalidade, pois os deuses e titãs seriam seres de vida eterna.