Escolha de solos mais férteis, uso de mudas sadias, uso de cultivar comercial tolerante, correção de solo com calcário e gesso (quando for o caso), programa de nutrição equilibrado, uso de adubação organomineral e o uso de trichoderma aplicado mensalmente, têm possibilitado manter os bananais livres do Mal-do-Panamá, ...
A sigatoka-negra da bananeira é uma doença que pode acabar com uma plantação inteira. Seu controle normalmente é realizado pelo uso de plantações resistentes ou fazendo aplicações de fungicidas nas plantas.
O controle químico é a forma mais eficiente de combater a sigatoka-amarela. Mas é necessário que o produtor esteja atento à presença e evolução da doença. Além de não descuidar do clima e fazer a rotação de métodos de controle, incluindo a utilização de fungicidas com diferentes mecanismos de ação.
Depois da maturação e colheita do cacho de bananas, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule. As pseudobagas formam-se em "pencas" com até cerca de vinte bananas.
estipe
- Quanto à cebola e ao alho, esses são bulbos: estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas, chamadas catafilos, e caule. A região central é composta pelo caule, e o que a circunda são as folhas modificadas, aqui protegendo as gemas e acumulando substâncias nutritivas.