O tratamento da ortorexia nervosa deve ser feito com acompanhamento médico, também sendo necessário em alguns casos o acompanhamento psicológico. É comum ser necessário tomar suplementos nutricionais nos casos em que há deficiências em nutrientes, como vitaminas e minerais, ou presença de doenças como anemia.
A ortorexia é uma perturbação alimentar menos conhecida, mas também preocupante. Normalmente a pessoa que adota este comportamento tem alguma espécie de transtorno obsessivo-compulsivo, pois ela fica obcecada por alimentos desprovidos de qualquer artifício.
Os medicamentos para compulsão alimentar costumam não ser recomendados, pois geralmente estão associados ao controle da ansiedade, depressão e obesidade....Os remédios mais frequentes são:
O transtorno de comer compulsivo pode reduzir a capacidade respiratória da pessoa. Dessa forma, a diminuição do oxigênio pode aumentar os problemas cardíacos e, além disso, deixa o indivíduo sujeito a desenvolver terríveis condições respiratórias, como fibrose pulmonar, pneumonia e tosse crônica.
10 estratégias para não descontar a ansiedade na comida
Querendo ou não, descontar a ansiedade na comida acontece porque você não sente que está totalmente bem e precisa compensar isso de alguma forma. Eu digo que esse hábito pode ser bem sério porque é verdade. A comida vira um gatilho para você despejar uma sensação ruim.
Estudo elege os nove alimentos que aliviam a ansiedade
Outro problema comum é descontarmos nossas emoções na comida. De acordo com a nutricionista, isso acontece porque temos uma relação emocional com a comida. Todos temos um prato especial, que remete a alguma coisa boa. Quando estamos estressados, tristes, ansiosos, acabamos comendo esses alimentos em busca do prazer.
A ansiedade leve é aquela considerada normal, ou seja, que todas as pessoas têm no curso de suas vidas. É ativada quando ocorre uma situação que gera tensão, insegurança ou medo.