Transporta materiais e produtos para diversos itinerários. Elabora relatórios de viagem e rota. Efetua a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo. Zela pela conservação e segurança dos veículos, providenciando limpeza, ajustes e pequenos reparos.
Para ser um bom motorista não basta somente conhecer as leis de trânsito. O profissional precisa ser atencioso, paciente, respeitador e pontual, entre tantas outras qualidades.
Bom Motorista: até 15% para quem não teve multa nos últimos três anos, período contabilizado entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2020. Proprietário sem multas a partir de 1º de novembro de 2018 recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2019 (um ano), recebe 5% de abatimento.
O condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade e autocrítica. Não esqueça: “acidente evitável”, é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
As técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
Os tipos de direção defensiva
Alguns fatores prejudicam o rendimento do condutor e podem levá-lo a ser mais uma vítima do trânsito. Os elementos que constituem as condições adversas são: a iluminação, o tempo, as vias, o próprio trânsito, o veículo, entre outros. A falta de iluminação atrapalha os motoristas.
Hoje serão abordados os três E's do trânsito; Engenharia, Educação e Esforço Legal que são citados por vários autores como solução para resolver o problema da segurança viária. Vários autores citam que para alcançar um trânsito segura é necessidade aplicar os três E's com a mesma intensidade e igualdade (figura acima).