Representação Geométrica. É possível escrever números utilizando grupos de sinais iguais entre si, tantas quantas são as unidades do número. Por exemplo, nos dados os números são representados por pontos ou circulos.
Os números complexos podem ser representados de três formas: a forma algébrica (z = a + bi), composta por uma parte real a e uma parte imaginária b; a forma geométrica, representada no plano complexo conhecido também como plano de Argand-Gauss; e a sua forma trigonométrica, conhecida também como forma polar.
É o ponto P (a, b), representado no Plano de Argand, em que a é a parte real do complexo z = a + bi e representa-se no eixo Ox (eixo real) e b é o coeficiente da parte imaginária e representa-se no eixo Oy (eixo dos imaginários puros). Ou seja, P(ρ cosθ, ρ sinθ).
Número complexo é um par ordenado de números reais (a, b). Assim, o conjunto dos números complexos é uma extensão do conjunto dos números reais. Todo número complexo pode ser escrito na forma a + bi, chamada de forma algébrica ou forma normal, onde a é chamado de parte real e bi, de parte imaginária.
A forma trigonométrica do complexo z = 1 + i é z = √2*(cos45º + sen45º * i).
to view this website. O módulo de um número complexo z=x+iy é o número real não negativo |z|=√x2+y2.
O módulo de um número complexo z pode ser definido como a distância entre o afixo de z com a origem do Plano de Argand-Gauss. Denotamos o módulo de z como |z|. Se temos o número complexo z escrito na forma algébrica z=x+yi, muitas vezes, facilita usar que |z| = \sqrt{x^2+y^2}.
Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo. Podemos então dizer que um número complexo z será igual a a + bi (z = a + bi).