você passa o expoente da raíz dividindo o expoente do que stá dentro da raíz.
Quando temos números muito grandes, vamos escrever um valor menor para representá-lo e multiplicar esse valor por uma base 10 com expoente positivo. Quando temos números muito pequenos, vamos escrever um valor maior para representá-lo e multiplicar esse valor por uma base 10 com expoente negativo.
Resposta. Resposta: 1-Para resolver potências com expoente fracionário e decimal, basta convertê-las em raízes. Potência fracionáriaNos estudos de potências, estudamos inúmeras propriedades acerca dos expoentes.
Ou seja, devemos transformar cada radical em uma potência onde o expoente é uma fração, onde o radicando será a base, o expoente sob o radical será o numerador (número de cima da fração) e o índice será o denominador (número de baixo da fração).
Quando esse expoente é uma fração, ou seja, possui numerador e denominador, devemos transformá-lo em uma raiz, isto é: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No lado esquerdo da igualdade, temos que: a = base, n = expoente.
O numerador da potência corresponde ao expoente do número que está na base. O denominador da potência corresponde ao grau da raiz. ... Fazer essa transformação de um número em uma raiz para um número com potência fracionária nos auxilia quando queremos multiplicar números de mesma base, porém em raízes de graus diferentes.
Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos:
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
O quadrado de um número inteiro é calculado através da potenciação da base inteira em relação ao expoente de número dois. Dessa forma estamos multiplicando o número inteiro por ele mesmo. Os quadrados dos números seguem uma sequência lógica 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, etc.
observe que 2 elevado a 2 elevado a 3 = 2 elevado a 8 = 256.
Resposta. para resolver quando é expoente negativo vc terá que inverter as casas,como o número dois não tinha denominador ele logo terá o denominador 1,então vc inverte tendo 1 sobre 2 elevado ao cubo só que agora positivo.
2^(-3) = 2/(2 • 2 • 2 • 2) = 2/16 = 0,125. Portanto , o resultado é 0,125.
Propriedade 1. Potência com uma base negativa. Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo. Agora, quando a base é negativa e o expoente é um número ímpar, o resultado é sempre negativo.
Quando a base for negativa devemos fazer o jogo de sinais utilizados na multiplicação. Como estamos multiplicando uma quantidade ímpar de fatores e todos eles são negativos a potência (resultado) também será negativa, ou seja, sempre que o expoente for ímpar e a base negativa a potência será negativa.
Se a base for negativa e o expoente for par, então o resultado será positivo. Se a base for negativa e o expoente for ímpar, então o resultado será negativo.
Se a sua calculadora tiver um ''^'' chapeuzinho em alguma das teclas você apenas digita o numero, após isto o chapeuzinho e o expoente com seu sinal negativo. Por exemplo: 125 ^ -5 , assim obterá seu resultado.
Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual a 1.
Na potenciação sempre que a base for 1 a potência será igual a (1); Todo número natural não-nulo elevado a zero é igual a (1); Todo número natural elevado a 1 é igual a (ele mesmo).