NÓ OITO DUPLO É um dos nós mais importantes, devido à menor perda de resistência da corda. Utilizado tanto em ancoragens como para unir 2 cordas. É um nó muito forte e pode ser desatado com relativa facilidade. Deve-se deixar pelo menos um palmo de corda sobrando.
6 Tipos de nós mais utilizados no acesso por cordas.
Dobre a corda (aí dá para envolver um objeto, tipo um carro), cruze fazendo um X. Passe a ponta solta da corda por de trás, envolvendo as duas partes, e depois puxe para dentro do círculo. Quanto mais você puxar a corda, mais firme e ajustado fica o nó.
Alguns exemplos são: azelha, nó de pescador e nó de escota. Os nós de ancoragem têm o fim de fixar uma corda em um ponto específico, e são normalmente empregados com um mosquetão no caso de terem uma alça. Alguns deles: nó de oito duplo, nó de alça simples e nó de lais de guia.
Os nós são indispensáveis para todas as atividades que envolvam trabalho em altura ou esportivas que precisem de cordas para diversas funções por exemplo: auto seguro, ancoragens, tirolesa, segurança de outra pessoa (segundo da cordada), junção de cordas e manobras de resgate.
Se você pretende progredir nesse tipo de esporte, saber executar trabalhos com cordas é uma habilidade fundamental. Nós e amarrações são os diversos tipos de resultados do entrelaçamento e manuseio (trabalho com corda) de uma ou mais cordas, cabos, cordões e etc.
Sua bela forma de 8 que lhe confere este nome. Como todo nó de travamento, serve para limitar o curso de uma corda. Se esta corda passar por um obstáculo (como um olhal, um mosquetão, um moitão ou uma roldana), o nó impedirá que a corda continue correndo.
Nó aselha, ou azelha, é muito utilizado em montanhismo quando se precisa de uma alça. ... Por isso, é considerado um nó alceado. A função dessa alça pode ser tanto para prender algo à corda, ou, ao contrário, prender a corda em algo, por exemplo, uma ancoragem.
O Nó de Oito Guiado é um Nó em Oito "redobrado" o que significa que um número oito é atado na extremidade de uma corda e em seguida a segunda corda segue as voltas da primeira em paralelo, mas a partir da direção oposta.
O nó oito duplo deverá ser feito sempre o mais próximo possível da cadeirinha....3 – Tamanho da alça na cadeirinha
Nó Duplo
APRESENTAÇÃO
Feita pelo seio do cabo. Forma uma ponta fixa e outra corrediça. No seu uso deve-se ter o cuidado para não colocar peso no lado corrediço da corda, ação que faria desmanchar o nó, provocando a queda do usuário.
É um tipo de nó rápido feito pelo seio do cabo com o objetivo de obter um chicote fixo e outro corrediço. Usada para descer de um ponto mais alto podendo recolher a corda ao término da descida.
O nó volta do fiel é utilizado como base de amarras. Ele pode ser utilizado para amarrar um animal à uma estaca, atracar um bote ao cais, etc.
Aperte a ponta da corda e o seu nó de caminhoneiro com duas travas.
Passe a ponta maior da corda dentro do nó. Pegue a ponta menor, segure-a e passe ao redor e sobre o grande “O”. Amarre essa parte da corda entre a parte externa do “O” do nó simples e ela mesma. Puxe a corda cerca de 15 centímetros. Isso irá formar um novo círculo que será a base do laço.
Nó de Caminhoneiro ou Nó Paulista, é utilizado na amarração de cargas ou no estiramento de cabos que necessitam grande pressão. Constitui-se de uma alça no seio do cabo que é utilizada para aplicar força, resultando no estiramento do cabo.
Parte da fama do nó de Conway se deve ao próprio autor, John Horton Conway.
Ele é feito dando-se uma volta sobre a corda, e colocando a ponta no cote, simples!, é usado para encabeçar uma corda, e para começar outros nós. ... O Nó Simples frequentemente é usado como componente de nós mais complexos.
Segure uma ponta da corda com cada mão. Cruze a que estiver na mão direita (ponta A) sobre a que estiver na esquerda (ponta B) de modo a formar um X. Envolva a ponta A passando-a debaixo da ponta B e voltando a subir. Traga a ponta A novamente por cima da ponta B formando um nó simples.
O Nó de Pescador ou Nó cabeça de cotovia é usado para unir cordas de extremidades iguais, podendo também ser útil em caso de cordas molhadas. Pode ser usado em cordas de nylon e linhas de pesca. Presente no Ashley Book of Knots sob os números #293 e #1414.
Esse Nó é muito usado em casos extremos, onde se necessite fazer uma sutura em um corte, e também para manter unidas as partes da sutura.
O nó cirúrgico pode ser realizado de modo manual, instrumental ou misto....Fonte: arquivo Surgery4Vets, 2020.