Como usar a gamificação nas aulas?
Dicas para implementar a gamificação em sua empresa
Gamificação consiste em utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação. ... Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo.
Qual é a melhor forma de incluir a gamificação na educação?
Uma boa ideia para aplicar gamification na educação é transformar a aula em um grande jogo. Nesse contexto, podem-se atribuir notas às atividades. Assim, a nota final depende de quantos pontos o aluno conseguir acumular durante o período.
Como se aplica a gamificação? A implementação de jogos para a vida pode ser executada tanto em equipes no cumprimento de metas ou até mesmo em família. ... A Gamification, além de estimular o engajamento, tem como foco comprometer os indivíduos participantes e recompensá-los.
Gamificação no processo pedagógico significa adotar a lógica, as regras e o design de jogos (analógicos e/ou eletrônicos) para tornar o aprendizado mais atrativo, motivador e enriquecedor.
O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso. A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.
A gamificação é uma ótima ferramenta para dar feedback aos colaboradores. Através de quadros com seus índices de produtividade e seu histórico, o colaborador terá uma maior noção de seu desempenho. Isso faz com que ele entenda seus gaps de conhecimento e melhore seu comportamento em certas atividades.
Os benefícios da gamificação na educação
O que é Gamificação A palavra Gamificação, do inglês Gamification, refere-se a um neologismo derivado da palavra game, que em português significa jogo. ... Assim, a Gamificação na educação tem como finalidade promover o aprendizado e a resolução de problemas engajando e motivando os estudantes.
A gamificação é a utilização de elementos de jogos digitais em atividades que, na sua origem, não são jogos. ... No que concerne à questão da ludicidade, [9] caracteriza a ação lúdica (brincar, jogar, representar, etc.) como um fator cultural da vida, uma forma específica de atividade, uma função social.
O termo gamificação, do inglês gamification, surgiu em 2008 no âmbito da indústria de mídias digitais e ganhou popularidade em outubro de 2010, quando foi introduzido em conferências da área dos jogos digitais (GROH, 2012).
Considerando o conceito que empregamos atualmente, a gamificação começou a surgir a partir dos anos 2000. ... Pensando nesses e em outros benefícios da estratégia, várias áreas começaram a adotar a gamificação para melhorar seus resultados, tornando suas atividades mais engajadoras, dinâmicas e efetivas.
Treinamento e Desenvolvimento: Cisco Eles começaram a usar princípios de gamificação em seu treinamento de mídia social, para criar esse conjunto de habilidades em seus funcionários. Associados de marketing aprenderam a usar o Twitter para atender seus clientes.
Elementos da gamificação
Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:
A gamificação no RH é uma estratégia fundamental para motivar os colaboradores e melhorar os resultados de uma empresa. Na prática, ela utiliza elementos dos jogos para envolver, motivar e engajar as pessoas para desenvolverem determinadas ações.
Gamificação na educação Muitos docentes perceberam que somente expor o conteúdo teórico gera letargia — desinteresse — em seus alunos, o que pode comprometer o aprendizado. Dessa forma, para instigá-los a aprender mais, os jogos começaram a ser usados nas interações, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Nick Pelling
Acto ou efeito de ludificar ou de tornar semelhante a um jogo. 2. Uso de técnicas de jogos, nomeadamente de jogos de vídeo, em outros campos de actividade (ex.: a ludificação é usada como técnica de marketing para incentivar o envolvimento com um produto ou serviço).