A loratadina deve ser tomada por via oral, sempre no horário orientado pelo médico, no entanto se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar e depois reajustar os horários de acordo com esta última dose, continuando o tratamento de acordo com os novos horários programados.
Remédio caseiro para tosse: 12 opções aliviam o sintoma
Xarope de cenoura e mel Um bom xarope caseiro para tosse seca alérgica é o xarope de cenoura com mel devido as suas propriedades antitússicas. 1 xícara de mel; 2 cenouras descascadas médias.
1. Tosse seca. Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.
A tosse seca geralmente é provocada pela irritação causada pela fumaça dos cigarros, por agentes irritantes presentes no ar, por alergias a poeira, pelos de animais, pólen, entre outros, por gotejamento nasal ou mesmo pela asma. Muitas doenças pulmonares crônicas também podem ser as causas desse sintoma.
De acordo com os especialistas, a tosse aguda é aquela que dura até 3 semanas. Já a tosse crônica dura mais de 8 semanas e deve ser investigada independente dos sintomas relacionados.
Em um reflexo, o corpo tenta expulsar qualquer elemento que esteja causando uma possível inflamação ou irritação com a função de proteger o pulmão. Existe a tosse aguda, que é passageira e dura até três semanas; e a tosse persistente, quando dura mais de três semanas. Nesse caso, é preciso procurar um médico.
A tosse costuma durar de alguns dias a algumas semanas”, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Em quadros mais simples, é comum o desaparecimento dos outros sintomas em até sete dias, enquanto a tosse pode permanecer por até duas semanas.
Enquanto a nova doença viral leva até 14 dias para começar a gerar sintomas (embora a média fique em torno de cinco dias), a gripe se manifesta após mais ou menos quatro dias depois da infecção.
7 dicas para melhorar da gripe mais rápido
Para se curar – ou melhor, tratar – a gripe, o paciente deve repousar e beber bastante água. Com supervisão do médico, ele pode recorrer a um antiviral ou outros remédios (antitérmicos, analgésicos…) que controlam os sintomas da doença, como febre e dores. Em sete dias, a infecção costuma perder a força.
A pneumonia também é um resultado da gripe mal curada. E, muitas vezes, a doença aparece sem que o paciente perceba, afinal os sintomas são parecidos com os da própria gripe: tosse, febre alta, calafrios, palidez e forte dor no tórax.
As complicações de uma gripe mal curada podem ser: -Sinusite (casos persista por mais de 10 dias com sintomas após uma gripe, sem evidência de melhora); -Pneumonia (infecção dos pulmões); -Bronquite aguda (inflamação dos brônquios que são responsáveis por levar ar aos pulmões);
“Além de uma possível infecção generalizada, a pneumonia pode também levar a danos reversíveis ou irreversíveis ao pulmão. Isso pode ser causado pela inflamação e fibrose consequente a uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG)”, finaliza Bruno.
Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.