Verifique no manual da placa mãe se a mesma é compatível com a tecnologia. - Habilitação para Dual Channel - Verifique se a sua memória já não está habilitada para trabalhar em Dual Channel. Para confirmar, basta fazer o download de programas que informam dados do seu processador, como o CPU-Z, por exemplo.
As memórias precisam trabalhar em “duplas” para poder utilizar a tecnologia Dual Channel (duplo canal), ou seja, é necessário instalar dois pentes de memória na placa-mãe. Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente.
Desativar o Dual Channel equivale a desativar um dos módulos de memória RAM, mas você já tem esse efeito retirando um dos módulos ou colocando o par na posição que não ative o dual channel e isto você pode ver no manual da Placa-mãe.
Se usar memorias de tamanho diferente entra em flex channel, exemplo: 8GB+4GB: 4GB do primeiro pente vão trabalhar em dual channel com os 4GB do segundo, e os 4GB que sobram do primeiro pente fica em single channel.
Todavia, há alguns fatores que você deve considerar na escolha ideal:
Consulte sempre o manual da sua placa-mãe para saber qual é o formato compatível com ela. E caso você tenha ficado curioso sobre as diferenças entre esses tipos de RAM, recomendamos a leitura de “Como funciona a memória RAM?”, publicado pelo Tecmundo.
A tecnologia Dual Channel permite ao chipset (controladora) ou ao processador, efetuar uma comunicação simultânea com dois canais de memória. Assim, as memórias operam simultaneamente fornecendo o dobro da largura de dados em seu barramento.
Então, sim, duas memórias de marcas diferentes podem ser usadas na mesma máquina da mesma forma que o processador, a placa mãe e a memória de um mesmo computador podem ser de fabricantes diferentes.
New Member. Single Rank é melhor. Single e Dual rank diz a respeito do numero de módulos presente na placa. Quanto menos módulo melhor.
Primeiro você deve conferir quantos slots seu computador possui. Eles se encontram na placa mãe e são bem visíveis. Se você possui slots livres para adicionar memórias, é hora de descobrir qual tipo de RAM seu processador aceita, caso contrário ela não será reconhecida. As opções hoje em dia são: DDR, DDR2 e DDR3.
Na imagem abaixo você pode perceber na opção “Memory Slots” essa informações nos diz que existe três pentes de memória conectados no PC, e estão em três Slots, ou seja, usando três slots de 4 disponíveis da placa mãe.
No Windows, você pode apenas:
Para descobrir qual é a memória da sua máquina, abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone "Computador", como mostra a imagem abaixo. Em seguida, clique em "Propriedades". Lá, você vai conferir um resumo de todas as especificações do seu computador.
Para ver a quantidade de RAM usada, vá até às configurações do seu smartphones. Procure pelo menu de aplicativos e selecione a guia "ativos". Desde o Android Marshmallow e até o 10, a seção que mostra a quantidade de RAM em uso está no menu "Memória", na lista de configurações principais.
Seu nome em inglês é motherboard (placa mãe) e é a infraestrutura dos componentes do seu computador. É uma placa que mantém a CPU funcionando, a memória, os conectores para o disco rígido e unidades ópticas em execução.
Descobrir a quantidade de armazenamento do computador
Como verificar o Sistema Operacional
Na áerea de trabalho clique duas veses no ícone Meu computador. O Azul é o que está ocupado no seu HD. Quanto menor o azul menor a capacidade, nesma mesma tela tb mostra a capacidade total e a capacidade restante.