Como testar Transistor MOSFET utilizando Multímetro Digital
Para verificar o ganho, o que fazemos é ligar o instrumento em série com o coletor e aplicar à base uma corrente de intensidade conhecida, através de um resistor. Medimos então a corrente de coletor e como conhecemos a corrente de base, podemos calibrar a escala do instrumento diretamente em termos de ganho.
O transistor bipolar de junção (TBJ) possui em sua forma construtiva três terminais, sendo eles a base, o coletor e o emissor. ... Esses transistores são os únicos que são ativados pela entrada de corrente em sua base. A baixa impedância (ou resistência) permite que a corrente flua através da base do transistor.
Uma característica importante de um transistor é o seu ganho estático de corrente, também chamado de beta ou hFE. Esta grandeza nos diz qual é o fato de amplificação de sinal de um transistor, ou quantas vezes a corrente de coletor é maior que a corrente de base.
hFE é uma abreviação e significa " Ganho de corrente direta de parâmetro híbrido , emissor comum " e é uma medida do ganho DC de um transistor de junção. Assim, em um multímetro, indica um modo em que o medidor pode medir (provavelmente de forma grosseira), o HFE de um transistor. ... Esta é a amplificação DC ou beta beta.
Ganho do transistor (β ou hFE): O ganho do transistor indica quantas vezes a corrente de coletor (IC) é maior que a corrente de base (IB).
Os transistores têm duas funções básicas: amplificar a corrente elétrica ou barrar a sua passagem. Quando na função de amplificador, os transistores são alimentados por uma baixa corrente elétrica de entrada, amplificando-a e, assim, produzindo uma corrente elétrica de saída com maior intensidade.
O transistor é um dispositivo semicondutor de três camadas, muito utilizado na construção de chips eletrônicos para as mais variadas aplicações. Composto principalmente de silício ou germânio, o transistor é empregado em processos de amplificação e produção de sinais e em operações de chaveamento.