O cruzamento das fibras formam o lemnisco medial no bulbo. O segundo neurônio manda seus axônios para o tálamo, onde faz sinapse com o terceiro neurônio sensitivo. Esse último neurônio emerge do tálamo e vai em direção ao giro pós-central. A coluna dorsal é composta pelos fascículos grácil e cuneiforme.
A medula espinal tem numerosos grupos de fibras nervosas que se dirigem ou partem do cérebro. Estes foram coletivamente chamados tratos ascendentes e descendentes da medula espinal, respectivamente. Os setores são responsáveis por transportar estímulos motores e sensoriais de e para a periferia (respectivamente).
Existem dez tratos ascendentes: coluna dorsal (fascículo grácil e fascículo cuneiforme), espinotalâmico (anterior e lateral), espinocerebelar (anterior, posterior e cuneo), espinotectal, espinorreticular e espino-olivar.
PAULO DARIO ATM201 4 Vias sensitivas gerais – São as grandes vias aferentes (sensitivas). As vias aferentes são aquelas que levam ao sistema nervoso central os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. ... os receptores são MUITO específicos e caracterizam a sensibilidade que a via carrega.
Explicação: Independente da informação ser percebida de forma consciente, ela é chamada de sensorial. Mas se a informação chegar a ser detectada ela é chamada de sensação./span>
De fato, possuímos dois tipos de receptores térmicos:os que detectam calor (receptores para calor) e outros que detectam frio (receptores para frio). Veja o comportamento dos receptores térmicos em função da variação de temperatura sobre a pele (gráfico adaptado a partir de Gayton & Hall, 2007).
Esses estão presentes por todo o organismo e são classificados em três subtipos: Receptores mecânicos de alto-limiar: detectam pressão; Receptores mecanotermais de baixo-limiar: detectam pressão e calor; Receptores polimodais: detectam pressão, calor e fatores químicos.
Quanto aos receptores de temperatura, é correto afirmar que: Escolha uma: ... Calor e frio são registrados pelo mesmo receptor./span>
O tato, um desses sentidos, possibilita a percepção das texturas, da temperatura, da pressão, entre outras sensações. ... Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor.
Quando o ambiente está frio, os receptores para o frio emitem impulsos para o cérebro, fazendo-nos sentir frio, enquanto que, quando o ambiente está quente, os receptores para o calor também emitem impulsos para o cérebro, e nosso corpo tem a sensação de calor.
O tato é um dos cinco sentidos e é através dele que podemos perceber texturas, temperaturas e sensações de dor.
Quedas, queimaduras, desequilíbrio, falta de capacidade para segurar em objetos são algumas das consequências da perda do tato. Existem nervos na pele que não reagem apenas a um estímulo mecânico a que chamamos toque./span>