Art. 3o No exercício de suas funções, as autoridades públicas deverão pautar-se pelos pa- drões da ética, sobretudo no que diz respeito à integridade, à moralidade, à clareza de posições e ao decoro, com vistas a motivar o respeito e a confiança do público em geral.
Código de conduta organizacional, também conhecido usualmente como código de ética, serve para definir padrões de comportamento, procedimentos, além de estabelecer maneiras de atuação dos funcionários dentro e fora da companhia. Esse código suprime qualquer dúvida relacionada à natureza ética.
O objetivo é nortear a moral do profissional durante a sua atuação. O código de ética da profissão estabelece o comportamento mais adequado e as ações consideradas infrações. Por exemplo, o código de ética de medicina, define as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão.
Para além de uma normativa que direciona o dever ser do exercício profissional, o Código de Ética expressa uma construção histórica do Serviço Social brasileiro que se contrapõe ao conservadorismo burguês. ... E onde a equidade, a democracia e a justiça social também expressam princípios de um novo modo de vida.
A ética profissional é um conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade. ... E que comportamentos antiéticos prejudicam o clima organizacional, afetando o rendimento das equipes.
A ética profissional é um conjunto de normas que estabelece as condutas esperadas de um profissional no ambiente de trabalho. ... Da mesma forma que os profissionais, as organizações também devem ser orientadas pelos padrões éticos sociais. Essas ordens são aplicadas internamente para o bom andamento dos trabalhos.
A conduta ética exige que o profissional assuma a responsabilidade pelas suas atitudes e pelos erros e acertos de sua equipe. Diz respeito, portanto, à própria consciência do indivíduo.
O que é ética no trabalho e que práticas éticas devem ser implementadas nas empresas. Para os filósofos, a ética é o conjunto de princípios que orientam o comportamento humano. Dentro do ambiente de trabalho, o termo já se relaciona mais às regras que ditam como um indivíduo ou grupo devem agir.
Significa ser capaz de seguir as regras de conduta que são dispostas dentro de uma organização e/ou área profissional. Desse modo, a pessoa ética respeita as regras éticas que pertencem a um determinado ambiente ou área de atuação. Entenda que, na prática, a Ética é voltada para o coletivo/grupos sociais.
O Conceito de ética profissional é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. Dentro das empresas os padrões éticos sociais são aplicados para o bom andamento dos processos de trabalho e objetivos.
A deontologia militar estadual é constituída pelos valores e deveres éticos, traduzidos em normas de conduta, que se impõem para que o exercício da profissão do militar atinja plenamente os ideais de realização do bem comum; reúne princípios e valores úteis e lógicos a valores espirituais superiores, destinados a ...
Portanto, além da deontologia ser conhecida como tratado ou conjunto de deveres e da moral, também pode ser compreendida como ciência do dever e da obrigação, termo este que está interligado intrinsecamente com a filosofia, a ética e a moral, tendo como fim, modelar o exercício de determinados grupos de profissionais.
As intervenções de enfermagem são realizadas com a preocupação da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana e do enfermeiro. A deontologia são normas estabelecidas não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios.
Consequencialismo é um termo filosófico criado por Elizabeth Anscombe em “Modern Moral Philosophy”, 1958, para defender a tese de que um agente é responsável tanto pelas consequências intencionais de um ato, como pelas não intencionais quando previstas e não evitadas.
No exercício de qualquer profissão, são indispensáveis algumas virtudes básicas, para que a atividade seja desenvolvida de maneira eficaz. Entre elas, podemos destacar: zelo, honestidade, sigilo e competência. Zelo – O profissional é representado pelos resultados do seu trabalho.
As sete virtudes do profissional do futuro são: flexibilidade, agilidade, capacitação, comunicação, proatividade, criatividade e equilíbrio.
As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.