Processo fundamental para a manutenção da vida, através do qual se dá a entrada (inspiração) e saída (expiração) de ar dos pulmões e consequentes trocas gasosas (transformação do sangue venoso em sangue arterial ou hematose) efetuadas entre o tecido pulmonar e o sangue dos capilares do pulmão.
O ato de respirar pode ser dividido em dois movimentos básicos: inspiração e expiração. ... Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento.
Ah, é uma respiração dificultosa, inspirações forçadas ou quando a pessoa está em sofrimento respiratório. Conta com a ajuda de músculos acessórios, tais como: Esternocleidomastóideo, os Escalenos (Anterior, Médio e Posterior), o Peitoral Menor e o Serrátil Anterior.
Num cão de grande porte, a frequência respiratória aproxima-se das 15 respirações por minuto, enquanto que num cão pequeno costuma situar-se por volta das 25 respirações por minuto. Além disso, quando ainda são cachorros, os cães respiram por volta de 20 vezes por minuto.
Entretanto, os cães não suam como nós. Eles realizam a troca de calor com o ambiente através da respiração”, comenta. Por isso, um cachorro com respiração ofegante e coração acelerado no calor ou após alguns exercícios é completamente normal.