Considerando uma calopsita de padrão cinza, os machos costumam ficar com o rosto mais amarelo, com aquela simpática mancha alaranjada nas bochechas muito bem marcada. Já nas fêmeas, o tom das bochechas geralmente é mais claro, e seu rosto, de um tom de cinza ou de um amarelo bem suave.
Já os pássaros INO tem a iris transparente, sem melanina, e o flash reflete o sangue da retina diretamente através da iris, sem importar se a iris está aberta ou fechada. Um pássaro INO também não tem melanina nas unhas, pés e bico. A iris do INO aparenta ser negra em situaçoes normais pois reflete a escuridão do ôlho.
As mutações da calopsita são classificadas da seguinte forma :
15 anos
Na natureza, as calopsitas podem viver cerca de 30 anos! Já as que vivem em cativeiro podem chegar até os 20 anos. Contudo, o tempo médio de vida de uma calopsita é de 12 a 15 anos. Algumas calopsitas podem aprender a falar algumas palavras, mas não como os papagaios.
Outro sinal de que o pássaro está doente é a respiração chiada. Geralmente, as aves de estimação fazem barulho apenas quando querem se divertir, cantando ou brincando. Se, mesmo quando o pet está em silêncio, é possível ouvir o chiado de sua respiração, este pode ser um sinal de calopsita doente.
Uma das melhores formas de amansar calopsita arisca é colocando a gaiola em que a ave está próxima de você. Procure não fazer movimentos bruscos que possam assustá-la. Aos poucos vá se aproximando, converse com a ave e ofereça algo que ela goste. Sementes de girassol ou um pedaço de verdura são boas opções.
Quando o pássaro parecer tranquilo e mais acostumado com o carinho, tente fazer carinho na parte de trás da cabeça e no pescoço. Os pássaros também costumam gostar de uma coçada abaixo do bico. Novamente, não desça além do pescoço, se possível, para manter o bichinho confortável.
1. Mantém a distância no início
A partir daí, o segredo para que a calopsita aprenda a cantar é a repetição, conforme o passo a passo a seguir: