EQST

O Que Foi A Rebelio De Tupac Amaru?

O que foi a rebelião de Tupac Amaru?

Aconteceu entre os anos 1780 e 1781 e foi uma revolta de índios descendentes dos incas. Estes índios eram habitantes dos Andes e tentaram resistir por 40 anos ao invasor espanhol, porém em 1781, seu último chefe (Túpac Amaru I) foi capturado e executado pelo vice-rei do Peru, Francisco de Toledo.

Por que o líder da rebelião indígena era chamado de Tupac Amaru?

Inspirado por essas idéias, Condorcanqui mudou seu nome para Túpac Amaru II e organizou um movimento emancipacionista que contou com o apoio da elite criolla. A rebelião começou em 1780, com a execução de um dos chefes espanhóis da administração colonial.

Onde ocorreu a revolta de Tupac Amaru?

Tupac Amaru II conduziu a maior rebelião anticolonial da América no século XVIII - a chamada Grande Rebelião -, que teve lugar no Vice-reino do Rio da Prata e no Vice-reino do Peru, iniciada em 4 de novembro de 1780, com a captura e posterior execução do corregedor Antonio de Arriaga.

Onde ocorreu a maior rebelião indígena?

O Peru foi palco de repetidas revoltas indígenas durante todo o século XVIII, culminando em 1780, na maior de todas, liderada por Túpac Amaru, um descendente real inca.

Qual país teve sua revolta contra os colonos lideradas por índios?

A Revolta dos Beckman, ocorrida em 1684 no Maranhão, foi liderada pelos irmãos Manuel e Tomás Beckman, que plantavam cana-de-açúcar no Maranhão na época. No Maranhão, como em São Paulo, houve conflitos entre os colonos e os jesuítas por causa da escravização dos indígenas.

Qual recomendação Tupac Amaru fez ao seu povo?

Resposta: Havia muitos acordos entre os espanhóis e os índios locais. Geralmente, o líder local, denominado curaca, era responsável por estabelecer um contrato com o colonizador que garantia a oferta de mão de obra em troca do recebimento de parte dos impostos.

Quem foi Tupac Amaru II B Na imagem abaixo você pode observar uma fotografia de Micaela Bastidas esposa de Tupac Amaru II Faça uma pesquisa em seu livro didático ou na internet e descubra o papel que ela exerceu na Revolução de Tupac Amaru?

Resposta: Micaela Bastidas conhecida por combater expedições, dar ordens e recrutar povo do lado do seu marido ou em sua ausência. Ficou encarregada da administração de TUNGASUCA quando Tupac Amaru partiu em direção ao Sul. Por sua atuação, foi presa, julgada e condenada à morte.

Qual foi o papel de Micaela Bastidas?

Expectativa de resposta: Sim, Micaela teve um papel de destaque pois liderou tropas, deu ordens, foi a encarregada da administração na ausência de seu marido e atuou ativamente pelo fim do domínio espanhol na região.

Quais ideias liberais e iluministas teriam influenciado o movimento de Tupac Amaru II?

Resposta: As ideias de liberdade e luta por igualdade de direitos contribuíram para que Tupac Amaru projetasse uma rebelião contra a metrópole espanhola, organizando assim uma insurreição indígena no Peru, contando também com apoio da elite de criollos (colonos residentes no local) e dos mestiços desse país.

Quem foi Micaela Bastidas Brainly?

Micaela Bastidas Puyucahua, foi uma líder indígena pioneira contra o domínio espanhol na América do Sul, e um mártir da independência peruana. Com seu marido Túpac Amaru II, ela liderou uma rebelião contra os espanhóis e como ele, sofreu o martírio de execução pelos espanhóis quando a revolta falhou.