Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.
Intoxicações exógenas - SBP. O que significa "intoxicação exógena"? Trata-se do aparecimento de sinais e sintomas devido ao contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Quais os principais agentes causadores de intoxicações em crianças?
Tipos de intoxicação Intoxicação endógena: é causada pelo acúmulo de substâncias maléficas que o próprio organismo produz, como a ureia, mas que costumam ser eliminadas através da ação do fígado e filtragem pelos rins, e podem ser acumuladas quando estes órgãos apresentam uma insuficiência.
Intoxicações Exógenas Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos.
As intoxicações e o envenenamento são causados pela ingestão, aspiração e introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas. Podem resultar em doença grave ou morte em poucas horas se a vítima não for socorrida em tempo.
Nos casos de intoxicação por ingestão: Não provocar vômito. Não oferecer água, leite ou qualquer outro líquido. Encaminhar, com urgência, para serviço médico (pronto socorro ou hospital).
O envenenamento é o efeito produzido no organismo por um veneno, quer este seja introduzido pela via digestiva, pela via respiratória ou pela pele. Arrepios e sudação abundante, dores abdominais, náuseas e vómitos, diarreia, vertigens, prostração, síncope (desmaio), agitação e delírio.
O envenenamento pode acontecer quando a pessoa respira alguma substância tóxica, como fumaça negra, vapor de gasolina ou gás de cozinha; quando tem contato direto com produtos químicos ou encosta a pele em alguma espécie de planta venenosa; quando engole acidentalmente ou em grandes quantidades alguma substância tóxica ...
Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.
Os primeiros sintomas de envenenamento agudo por arsênio por digestão são problemas digestivos: vômito, dores abdominais, diarreia frequentemente acompanhada por sangramento. Doses subletais podem conduzir a convulsões, problemas cardiovasculares, inflamação do fígado e rins e anormalidades na coagulação do sangue.
O arsênico é um metaloide quase insípido e inodoro que causa significativa toxicidade aguda e crônica em todo o mundo. A substância tem uma fama de ser associada com envenenamentos intencionais e mortes, citados, inclusive, com bastante frequência na literatura ficcional.
Para que serve: Os antigos chineses e indianos já usavam arsênico como pesticida. Compostos de arsênio são ou já foram usados em armamentos, tratamento de madeira, em componentes eletrônicos e na fabricação de tintas.
O Arsênio é um elemento químico de símbolo As com número atômico 33 e com massa atómica75 u, é um semimetal (metalóide) encontrado no grupo 15 (5A) da Classificação Periódica dos Elementos. ... Existem mais mortes provocadas por Arsênio na História, como a de Napoleão Bonaparte.
O arsênico pode ser encontrado em plantas, animais, rochas, solos ou dissolvido em água. Ele é naturalmente encontrado na natureza, mas seus níveis vêm aumentando por conta da poluição. Dentre os alimentos onde ele pode ser encontrado estão o leite, peixes, frutos do mar, água e principalmente arroz.
Como eliminar metais pesados do organismo?
Usar alho para desintoxicação do corpo é uma prática milenar. Sua alta concentração de enxofre o torna um excelente alimento detox. O enxofre promove a desintoxicação, aumentando a produção de glutationa, que ajuda filtrar as toxinas e produtos químicos prejudiciais para fora do sistema digestivo.
Escolha produtos de higiene sabiamente Produtos naturais para cuidados pessoais, como desodorantes, cremes, hidratantes, cosméticos podem ajudar a reduzir a exposição do corpo ao alumínio, em particular, que é uma aditivo frequente para esse tipo de mercadoria.
Tratamento. O tratamento consiste em reduzir o consumo de zinco. Pessoas com febre do fumo metálico geralmente se recuperam depois de ficar em um ambiente livre de zinco por de 12 a 24 horas.
4 dicas para reduzir a exposição aos metais pesados
Cientistas mexicanos descobriram que ingrediente comum na culinária brasileira pode deixar a água potável de forma natural. Em parceria com cientistas norte-americanos, os estudantes da Universidade Politécnica de Francisco I.
As características gerais dos principais metais pesados são apresentadas nos itens a seguir.