Quantos lados possui um polígono cuja soma dos ângulos internos é igual a 2340º? O polígono possui 15 lados. A soma dos ângulos externos de qualquer polígono regular é 360º. Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.
Um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele sempre são suplementares. No pentágono regular acima, temos um ângulo interno e um externo. Como o pentágono é regular, cada um de seus ângulos internos mede 108°. Assim sendo, cada um de seus ângulos externos medirá 72°.
Ângulo interno é o ângulo formado por dois lados de um polígono que parte de uma aresta comum a outra dentro dele. A quantidade de ângulos internos em um polígono, determina também a quantidade de lados que ele tem: um triângulo tem três ângulos internos; um quadrilátero tem quatro ângulos e assim por diante.
Para entender o que é polígono, deve-se saber que essa figura é uma linha fechada inteiramente formada por segmentos de reta que não se cruzam, exceto em suas extremidades. Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades.
Matemática. A soma dos ângulos internos de um polígono convexo depende das diagonais que partem de um mesmo vértice. A soma dos externos é sempre 360°. Em um polígono, quanto maior é o número de lados, maior é a medida dos ângulos internos.
Ou seja, 60 graus. No caso de um quadrado (um polígono regular de 4 lados). Podemos dividir um quadrado a partir de seu centro e criar assim 4 triângulos. A soma dos ângulos do seu centro devem dar ao todo 360 graus, pois se completam.
Ligue os pontos A e Z com uma linha reta e estenda um pouco para formar o segmento de reta AC. A medida do ângulo CAB é de 30o graus. Você pode apagar os outros pontos auxiliares se quiser.
Como medir um ângulo, utilizando o transferidor
Meça ângulo a seguir em graus: Primeiro, alinhamos o ponto no centro do transferidor com o vértice do ângulo. Em seguida, giramos o transferidor de modo que a marca 0 ∘ 0^{\circ} 0∘ fique alinhada com um dos lados do ângulo. Por fim, lemos o transferidor para ver onde o outro lado está alinhado.
A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º. Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida. Cada um desses ângulos representa um ângulo de 1º grau (1º). Para medir ângulos, utilizamos um instrumento denominado transferidor.
O grau, o radiano e, em alguns casos, o número pi são consideradas medidas de ângulos. Consideramos o Grau como a unidade de medida de ângulos mais usual em nosso cotidiano.